O Talasnal é uma das várias Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, e há anos que oiço falar neste local não só pela sua beleza, mas também devido aos inúmeros trilhos para caminhadas existentes à sua volta.
Visitei o Talasnal em setembro de 2018, bem como a Aldeia do Casal Novo, Aldeia de Chiqueiro, Aldeia de Candal e a Aldeia de Gondramaz, esta última já a pertencer ao concelho de Miranda do Corvo, mas foi onde pernoitei.
Do concelho da Lousã fazem parte as 4 primeiras enunciadas e a Aldeia da Cerdeira. Esta última infelizmente não tive tempo de a visitar.
A aproximação à aldeia, por uma descida onde mal cabem dois carros, é feita até a um largo com várias pequenas edificações que nos dão as boas vindas ao passado.
Do lado direito a Casa da Eira, área de receção, e do lado esquerdo uma pequena taberna que viajou no tempo e que contrasta com as cadeiras e mesas de plástico existentes na esplanada.
A Aldeia do Talasnal está integrada na rede das Aldeias do Xisto e consta na lista do Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.
Embora não existam registos do estabelecimento da aldeia, pensa-se que a fundação deverá ter acontecido na 2ª metade do século XVII, ou no início do século XVIII uma vez que no Cadastro da População do Reino, em 1527, não existe menção a estas aldeia.
A primeira referência à Aldeia do Talasnal surge apenas quando foi aplicada uma multa, executada pela Câmara da Lousã, em 1679.
Este artigo também pode interessar: Aldeias de Portugal: Piódão, a Aldeia Presépio.
Como dito no início, na Serra da Lousã existem inúmeros trilhos para mergulharem, não literalmente, na vegetação luxuriante por onde ainda espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies de vida animal.
Esta não me pareceu de todo a maior aldeia do xisto na Lousã, mas sem dúvida que ao percorrermos as suas ruas estreitas parece que entramos num filme do passado.
Existem várias casas em reconstrução, e uma ou outra abandonada, que faz perder um pouco dessa magia, mas depois dos escadotes e baldes de pedra serem retirados, certamente que a visão será ainda melhor.
Mas sem dúvida que o Talasnal tem contribuído com muita visibilidade e carisma ao conjunto destas Aldeias do Xisto, provavelmente pela disposição na Serra da Lousã, mas também pelos pormenores.
Descobrir a aldeia pelas ruas estreitas e íngremes da encosta é intemporal. São becos por descobrir, escadas por subir ou descer e varandas para admirar. Aqui a Natureza e mão Humana estão reunidas.
Iniciei o percurso pela esquerda, passando por várias casas de alojamento local como a Casa Princesa Peralta, Casa Lausus, Alojamento Pedra Zen e um restaurante, o da Ti Lena.
Pelo caminho não podem deixar de ver os Lagares de Azeite, e não deverão deixar de fazer uma visita à Lojinha de Artesanato da Ti Filipa. No regresso ao largo, caso não tenham dado conta, poderão contemplar a Fonte e Tanque da Aldeia.
Este artigo também pode interessar: Aldeias de Portugal: Candal, aninhada na serra.
À saída da Aldeia do Talasnal, na estrada que nos leva até à Lousã, vão encontrar um belo miradouro com o mesmo nome que a aldeia adotou, o Miradouro Talasnal Montanhas de Amor.
Daqui a panorâmica da aldeia é excelente, principalmente em dias de sol, para o azul do céu contrastar com o verde das serras e a cor das casas que parecem camuflar-se entre sobreiros, carvalhos, pinheiros e castanheiros, mas sem sucesso.
Onde ficar na Aldeia do Xisto Talasnal
Casa Javali, 350 m do centro
Pátio e vistas para o jardim. Esta casa de férias disponibiliza acomodações com uma varanda e acesso Wi-Fi.
Casa do Tanque, 350 m do centro
Acomodações com varanda e oferece vistas para a montanha. Tem 2 quartos, sala de estar e cozinha equipada.
Casa do Cascão, 1,1 km do centro
Pátio e acesso Wi-Fi gratuito, o chalé oferece ainda vistas para a montanha, uma área de refeições e churrascos.
Casas do Ti Toninho, 1,1 km do centro
Com varanda e uma chaleira, oferece vistas para a montanha e jardim. 2 quartos, sala de estar e cozinha equipada.
Casa da Urze, 1,2 km do centro
Casa auto-suficiente. Possui interiores em pedra e madeira, uma salamandra na sala de estar e cestos de lenha.
Casinha do Talasnal, 1,2 km do centro
Alojamento de turismo selvagem com Wi-Fi gratuito e de estacionamento privado no local.
Casa Princesa Peralta, 1,2 km do centro
Casa de campo ecológica, com paredes de xisto expostas, aquecimento e tectos de madeira tradicionais.
Talasnal Montanhas de Amor, 1,2 km do centro
Com vistas para a montanha. Casa aquecida e dispõe de casa de banho privativa, cozinha e lareira.
Outros Alojamentos perto do Talasnal
Localização da Aldeia do Xisto Talasnal
Coordenadas Google Maps: 40.091654, -8.225662 | Talasnal no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°05’30.0″N 8°13’32.4″W
3 Responses
Excelente texto e óptimas fotos 🙂
Muito obrigado pelas palavras Pedro 🙂
¡Wow este lugar es hermoso! Me encantaría ir allí y tus fotos son preciosas