O Talasnal é uma das várias Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, e há anos que oiço falar neste local não só pela sua beleza, mas também devido aos inúmeros trilhos para caminhadas existentes à sua volta.
Visitei o Talasnal em setembro de 2018, bem como a Aldeia do Casal Novo, Aldeia de Chiqueiro, Aldeia de Candal e a Aldeia de Gondramaz, esta última já a pertencer ao concelho de Miranda do Corvo, mas foi onde pernoitei.
Do concelho da Lousã fazem parte as 4 primeiras enunciadas e a Aldeia da Cerdeira. Esta última infelizmente não tive tempo de a visitar.
A aproximação à aldeia, por uma descida onde mal cabem dois carros, é feita até a um largo com várias pequenas edificações que nos dão as boas vindas ao passado.
Do lado direito a Casa da Eira, área de receção, e do lado esquerdo uma pequena taberna que viajou no tempo e que contrasta com as cadeiras e mesas de plástico existentes na esplanada.
A Aldeia do Talasnal está integrada na rede das Aldeias do Xisto e consta na lista do Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.
Embora não existam registos do estabelecimento da aldeia, pensa-se que a fundação deverá ter acontecido na 2ª metade do século XVII, ou no início do século XVIII uma vez que no Cadastro da População do Reino, em 1527, não existe menção a estas aldeia.
A primeira referência à Aldeia do Talasnal surge apenas quando foi aplicada uma multa, executada pela Câmara da Lousã, em 1679.
Como dito no início, na Serra da Lousã existem inúmeros trilhos para mergulharem, não literalmente, na vegetação luxuriante por onde ainda espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies de vida animal.
Esta não me pareceu de todo a maior aldeia do xisto na Lousã, mas sem dúvida que ao percorrermos as suas ruas estreitas parece que entramos num filme do passado.
Existem várias casas em reconstrução, e uma ou outra abandonada, que faz perder um pouco dessa magia, mas depois dos escadotes e baldes de pedra serem retirados, certamente que a visão será ainda melhor.
Mas sem dúvida que o Talasnal tem contribuído com muita visibilidade e carisma ao conjunto destas Aldeias do Xisto, provavelmente pela disposição na Serra da Lousã, mas também pelos pormenores.
Iniciei o percurso pela esquerda, passando por várias casas de alojamento local como a Casa Princesa Peralta, Casa Lausus, Alojamento Pedra Zen e um restaurante, o da Ti Lena.
Pelo caminho não podem deixar de ver os Lagares de Azeite, e não deverão deixar de fazer uma visita à Lojinha de Artesanato da Ti Filipa. No regresso ao largo, caso não tenham dado conta, poderão contemplar a Fonte e Tanque da Aldeia.
À saída da Aldeia do Talasnal, na estrada que nos leva até à Lousã, vão encontrar um belo miradouro com o mesmo nome que a aldeia adotou, o Miradouro Talasnal Montanhas de Amor.
Daqui a panorâmica da aldeia é excelente, principalmente em dias de sol, para o azul do céu contrastar com o verde das serras e a cor das casas que parecem camuflar-se entre sobreiros, carvalhos, pinheiros e castanheiros, mas sem sucesso.
Onde ficar na Aldeia do Xisto Talasnal
Casa Javali, 350 m do centro
Pátio e vistas para o jardim. Esta casa de férias disponibiliza acomodações com uma varanda e acesso Wi-Fi.
Casa do Tanque, 350 m do centro
Acomodações com varanda e oferece vistas para a montanha. Tem 2 quartos, sala de estar e cozinha equipada.
Casa do Cascão, 1,1 km do centro
Pátio e acesso Wi-Fi gratuito, o chalé oferece ainda vistas para a montanha, uma área de refeições e churrascos.
Casas do Ti Toninho, 1,1 km do centro
Com varanda e uma chaleira, oferece vistas para a montanha e jardim. 2 quartos, sala de estar e cozinha equipada.
Casa da Urze, 1,2 km do centro
Casa auto-suficiente. Possui interiores em pedra e madeira, uma salamandra na sala de estar e cestos de lenha.
Casinha do Talasnal, 1,2 km do centro
Alojamento de turismo selvagem com Wi-Fi gratuito e de estacionamento privado no local.
Casa Princesa Peralta, 1,2 km do centro
Casa de campo ecológica, com paredes de xisto expostas, aquecimento e tectos de madeira tradicionais.
Talasnal Montanhas de Amor, 1,2 km do centro
Com vistas para a montanha. Casa aquecida e dispõe de casa de banho privativa, cozinha e lareira.
Download do Mapa da Aldeia do Talasnal
Localização da Aldeia do Xisto Talasnal
Coordenadas GPS: 40°05’30.0″N 8°13’32.4″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
3 comentários
Excelente texto e óptimas fotos 🙂
Muito obrigado pelas palavras Pedro 🙂
¡Wow este lugar es hermoso! Me encantaría ir allí y tus fotos son preciosas