O Castelo de Abrantes é uma construção marcante na história da cidade, com uma vista única, que sofreu diversas reconstruções e alterações ao longo dos séculos.
Castelo Mendo foi, durante a Idade Média, um núcleo urbano de grande importância devido à proximidade com a fronteira e as suas características defensivas.
As Portas de Ródão, monumento natural desde 2009, é uma formação geológica localizada nas duas margens do rio Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa.
O Castelo de Almourol, no meio do rio Tejo, é tão enigmático como emblemático da Reconquista Cristã, pelo seu significado e também pela paisagem envolvente.
Piódão é considerada uma das mais bonitas aldeias do país e escondida na encosta da Serra do Açor deslumbra pela sua arquitetura rural e acessos difíceis.
O Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco, é dominado por balcões, varandas e lagos, mas foi o número elevado de estátuas que mais me impressionou.
A Aldeia do Xisto de Gondramaz, situada no concelho de Miranda do Corvo, é terra de artesãos cujas mãos criam figuras carismáticas marcadas pela serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.
Castelo Novo está inserida em plena Serra da Gardunha numa encosta que mais parece um anfiteatro natural, em tons de verde da vegetação e cinza das casas e castelo.
O silêncio, a paisagem verdejante e o ambiente de aldeia serrana caracterizam Trebilhadouro e continuam a fazer parte desta pequena aldeia agora convertida num espaço de Turismo Rural.
As Buracas do Casmilo, em plena serra de Sicó, são uma formação geológica que corresponde ao que resta de várias salas de uma enorme gruta no interior do monte, resultando do abatimento da parte centrar que deixou a descoberto as suas laterais extremas criando um vale.
A aldeia de Foz da Égua está inserida na freguesia do Piódão e com ela partilha a beleza característica da Serra do Açor. No verão uma represa é ativada e enche a tão desejada praia fluvial.
A Aldeia do Candal, situada na EN236 que liga Lousã a Trevim e a Castanheira de Pera, dá a conhecer as suas casas em xisto, a eira, a fonte e o lavadouro público, todos testemunhos preservados no tempo.
A Aldeia de Chiqueiro é a mais pequena das cinco Aldeias do Xisto do concelho da Lousã e encontra-se delimitada por duas pequenas linhas de água. Na encosta a vegetação em seu redor parece protege-la do mundo exterior.
A Aldeia do Casal Novo, mesmo sem habitantes, é um tesouro escondido na Serra da Lousã que, montanha abaixo, parece querer levar-nos até ao outro lado do vale onde fica o Santuário da Nossa Senhora da Piedade.
O Talasnal é uma das várias Aldeias do Xisto da Serra da Lousã que integram a Rede das Aldeias do Xisto e terá surgido na 2ª metade do século XVII, ou no início do século XVIII.
A Praia da Ursa, a poucas centenas de metros do Cabo da Roca, Sintra, é considerada uma das praias mais bonitas de Portugal e o seu acesso difícil e perigoso afasta os menos corajosos a contemplar a sua beleza natural.
A Praia Ribeiro de Cavalo fica a pouco mais de 40 km de Lisboa, no concelho de Sesimbra, e é sem dúvida um local a visitar principalmente na época do verão para se banhar nas águas cristalinas de tons verdes e azuis.
A Igreja de São Tiago em Montemor-o-Novo tem a sua primeira referência à data de 1302. Hoje, é o Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo onde dá a conhecer aspetos da história e evolução da antiga vila.
O Castelo de Montemor-o-Novo, em posição dominante sobre o monte mais alto da região, constitui o original recinto da primitiva vila de Montemor e já por dois momentos tinha passado por Montemor sem a oportunidade de o visitar. Há terceira não escapou à visita.
A vila de Monsaraz, rodeada por uma fortificação medieval no cimo de um dos poucos pedaços de terra elevados em toda a planície do concelho, fica perfeitamente enquadrada na magnifica paisagem alentejana com o azul da água de Alqueva como fundo.
O Museu Benfica Cosme Damião é um museu dedicado à história do Sport Lisboa e Benfica. Com uma área total de 4.000 m² em 3 pisos, está dividido em 29 áreas temáticas e conta com cerca de 1.000 troféus e mais de 30.000 taças.
O atual Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica, é também conhecido como "A Catedral" e foi construído para ser anfitrião do EURO2004. Deste modo vai poder visitar alguns locais do estádio que noutras circunstâncias não seria possível.
O Castelo de Mourão ocupa uma posição dominante sobre a antiga vila medieval de Mourão e fica na margem esquerda do rio Guadiana, muito próximo da fronteira com Espanha. Esta região é de grande beleza natural com vista privilegiada para o Alqueva.
Esta Rota Megalítica, entre Reguengos de Monsaraz e Monsaraz, é composta por 5 paragens onde vão encontrar achados arqueológicos deixados pelos nossos antepassados que aqui habitaram há mais de 6000 anos!
A Lagoa das Furnas, na Ilha de São Miguel, apresenta uma paisagem de grande beleza e paz de espírito e é numa das suas margens que se confecionam os famosos cozidos (de carne ou bacalhau).
O Parque Terra Nostra encontra-se na cratera de um vulcão adormecido desde 1630 e nele vai encontrar plantas em fases de crescimento muito distintas e um tanque de água termal para um banho de repouso e relaxamento.
Ainda me lembro que assim que me foi feito o convite para subir a Montanha do Pico, que não pensei duas vezes e aceitei logo o desafio. Foi uma viagem de 4 dias à Ilha do Pico e o grande objetivo seria atingir o cume.
A Lagoa do Fogo, em São Miguel, está classificada desde 1974 como Reserva Natural e do miradouro a vista é imponente convidando a explorar as belezas paisagísticas e naturais desta maravilha da natureza.
O Santuário da Peninha, situado no extremo Oeste da Serra de Sintra, contempla uma vista que vai desde o Cabo Espichel até à Ericeira quando os dias estão completamente limpos.
O Parque Natural Peneda-Gerês é de uma beleza natural que muitas vezes não consegue ser descrita, mas apenas sentida. Neste artigo poderá encontrar alguns dos locais mais belos e naturais deste Parque no Norte de Portugal.
A Aldeia de Lindoso, na freguesia do concelho de Ponte da Barca, e inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês, tem como maior motivo de orgulho dos seus habitantes o seu Castelo, e o ajuntamento de espigueiros.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, freguesia de Gavieira, foi construído a partir de finais do século XVIII, tendo sido a igreja terminada em 1875
Sorrisos de Pedra é um projecto de uma artista plástica que consiste em 70 esculturas em pedra, espalhadas por 20 localidades da Ilha do Pico, para fazer as pessoas sorrir enquanto visitam esses locais.
A cascata de águas em tons de azul-esverdeado está localizada a 2 km da Portela do Homem, passo de montanha sobre a fronteira Portugal-Espanha, a 822 metros de altitude.
A Via Romana, também conhecida por Geira, construída provavelmente no final do século I, ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica (atual Astorga, Espanha).
Vilarinho das Furnas era uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, e desde 1971 que se encontra submersa pela albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas.
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias está localizado no fundo de um vale, dois quilómetros a Sul da aldeia Pitões das Júnias, na zona Este do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
As Cascatas Tahiti é um dos locais mais belos do Gerês, com água cristalina proveniente do Rio Arado, convida a um banho num dia quente de verão, ou simplesmente a um momento de pausa e contemplação num dia mais fresco.
Em Julho de 2015 fiz uma curta viagem à Ilha de São Miguel, Açores, e de muita coisa para ver e a fazer, este é para mim o TOP10 de locais que não pode perder em São Miguel.
A Ponte da Misarela, muitas vezes confundida com "ponte de mizarela", fica localizada sobre o Rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no rio Cávado, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre distrito de Vila Real. Implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado...