O Castelo de Abrantes é uma construção marcante na história da cidade, com uma vista única, que sofreu diversas reconstruções e alterações ao longo dos séculos.
Castelo Mendo foi, durante a Idade Média, um núcleo urbano de grande importância devido à proximidade com a fronteira e as suas características defensivas.
As Portas de Ródão, monumento natural desde 2009, é uma formação geológica localizada nas duas margens do rio Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa.
O Castelo de Almourol, no meio do rio Tejo, é tão enigmático como emblemático da Reconquista Cristã, pelo seu significado e também pela paisagem envolvente.
Piódão é considerada uma das mais bonitas aldeias do país e escondida na encosta da Serra do Açor deslumbra pela sua arquitetura rural e acessos difíceis.
O Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco, é dominado por balcões, varandas e lagos, mas foi o número elevado de estátuas que mais me impressionou.
A Aldeia do Xisto de Gondramaz, situada no concelho de Miranda do Corvo, é terra de artesãos cujas mãos criam figuras carismáticas marcadas pela serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.
Castelo Novo está inserida em plena Serra da Gardunha numa encosta que mais parece um anfiteatro natural, em tons de verde da vegetação e cinza das casas e castelo.