A Aldeia do Candal é uma das mais acessíveis Aldeias do Xisto na Lousã.
Situada na Estrada Nacional 236 que liga Lousã ao ponto mais alto da Serra (Trevim com o seu fantástico e fotogénico baloiço) e a Castanheira de Pera, esta aldeia dá a conhecer as suas casas em xisto, a eira, a fonte e o lavadouro público, todos testemunhos preservados no tempo.

“Mais do que um ponto de apoio, é um reconfortante porto de abrigo para quem sobe ou desce a serra.” e é do cimo das ruas inclinadas e degraus sem fim que a recompensa é maior, com uma belíssima vista sobre o vale.
A grande maioria das habitações dispõe-se na encosta exposta a nascente, e outras dispõem-se ao longo das restantes encostas do vale, convergindo todas para o mesmo ponto.
Tendo em conta a sua acessibilidade privilegiada pela EN236, Candal é muitas vezes considerada a mais desenvolvida das aldeias serranas, e das mais visitadas a par com a Aldeia do Talasnal.

Ao chegar à entrada da aldeia, poderão encontrar a Loja Aldeias do Xisto que também dispõe de cafetaria. Caso tenham chegado a este local vindos da Lousã, terão passado por um edifício branco do lado esquerdo que era a antiga Escola Primária.
Mas existem muitos outros pontos a visitar como o Chafariz, também na base da aldeia, os Moinhos de Água na continuidade da Ribeira de Candal, o Lagar de Azeite, Lavadouro e Represa na rua à direita da Loja Aldeias do Xisto, e o Miradouro de onde é possível apreciar todo este anfiteatro de história.



Subir as ruas inclinadas e de vários degraus é recompensada com a vista do Miradouro. Até lá, passamos por diversas habitações, altas, baixas, recuperadas e outras por recuperar.
Parece um autêntico labirinto histórico que converge para o mesmo local.




O nome Candal poderá estar associado à arte de trabalhar a pedra (Cantar a Pedra), que poderá ter originado o nome “Candar”, e depois Candal.
Com uma história comum às restantes aldeias, a fixação da população terá ocorrido na segunda metade do séc. XVII, ou pelo início do séc. XVIII.
Candal é um exemplo à genialidade do Homem perante as irregularidades do terreno, dispondo as edificações de modo a assegurar exposições solares e facilitar os acessos.
Em 1940 a aldeia atingiu o seu máximo histórico de 201 habitantes, onde as suas atividades principais passariam pela agricultura, a criação de animais e o fabrico de carvão.
Tal como a Aldeia do Casal Novo, Talasnal, Cerdeira e Chiqueiro, a Aldeia de Candal também está incluída no Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.



Onde ficar na Aldeia do Canal
Recantos da Montanha
Grupo de casas, em plena aldeia do Candal, que providencia repouso absoluto em contacto com a natureza.
Download do Mapa da Aldeia do Candal
Localização da Aldeia do Xisto Candal
Coordenadas Google Maps: 40.081743, -8.204498 | Aldeia do Candal no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°04’54.3″N 8°12’16.2″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.