A Aldeia de Trebilhadouro pertence à freguesia de Rôge situada no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, perdida nas encostas da Serra da Freita. A origem do nome Trebilhadouro, diz uma lenda popular, que foi por terem sido encontradas três bilhas de ouro nesse mesmo local.
O silêncio, a paisagem verdejante e o ambiente de aldeia serrana caracterizam Trebilhadouro e continuam a fazer parte desta pequena aldeia agora convertida num espaço de Turismo Rural ideal para umas férias repousantes, em pleno contacto com a natureza.
Nas encostas da serra da Freita, a aldeia de Trebilhadouro mantém a tradicional casa rural portuguesa em pedra granítica, material que se estende aos caminhos que nos fazem viajar ao passado revendo tradições e costumes.
Dedicada durante séculos à agricultura, paisagem ainda hoje marcante na freguesia de Rôge, foi recentemente toda ela recuperada para Turismo no Espaço Rural com mais de 10 habitações, incluindo um pequeno hotel.
As eiras, os canastros, bem como o tanque público e a fonte, testemunham o espírito comunitário de outros tempos.
É literalmente uma aldeia no meio do nada e onde o tempo parece que pára. É um espaço que nos ajuda a sentir livres dos dias agitados das cidades ou simplesmente dos horários que muitas vezes nos são impostos na sociedade de hoje.
Escondida a uma altitude aproximada de 625 metros e abrigada dos ventos que sopram de Norte, Trebilhadouro, perdeu o seu último habitante na década de 80. Perdeu os seus habitantes, mas ganhou uma nova vida. Com um enorme potencial turístico e com um vincado cariz rural, o facto de ter sido classificada com a marca Aldeias de Portugal ajudou a dar alguma visibilidade.
Do alto da serra avistam-se o mar e a ria de Aveiro, bem como outras cidades do Litoral, todo o Vale de Cambra e a Serra da Freita. É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. A paisagem é verde, com as encostas em socalcos e a água em abundância.
Ao percorrer as ruas estreitas da aldeia facilmente se percebe que é um local estimado. Limpa e organizada, são vários os vasos de flores espalhados, bem cuidados, que dão ainda mais cor à aldeia.
Atravessar a aldeia de uma ponta a ponta é rápido, mas percorram-na sem pressas. Há pormenores deliciosos a cada esquina que facilmente deixam a imaginação recriar o som de cantorias, concertinas e violas de antigamente.
Para os amantes de caminhadas, poderão fazer o percurso PR4 – TREBILHADOURO.
Mais informações em https://www.cm-valedecambra.pt/pages/508
Turismo rural em Trebilhadouro
Situado em Vale de Cambra, disponibiliza uma piscina exterior sazonal, salão partilhado, jardim e acesso Wi-Fi.
O alojamento Traços D´Outrora possui 4 casas tradicionais.
Rodeado por uma paisagem verdejante, numa localização tranquila, está também localizado em Vale de Cambra.
Mais informações em www.tracosdoutrora.com
O alojamento Casas dos Avós possui 5 casas tradicionais.
Com vistas para a montanha, estão situadas em Vale de Cambra e dispõem de acesso Wi-Fi gratuito.
Localização da Aldeia de Trebilhadouro
Coordenadas Google Maps: 40.86754973, -8.34131195 | Trebilhadouro no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°52’03.2″N 8°20’28.7″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.