A Panorâmica do Detrelo da Malhada é um miradouro a perder de vista na localidade de Moldes, em plena Serra da Freita e a 1099 metros de altitude.
Em Portugal temos paisagens fantásticas e contrastantes como as planícies do Alentejo e a Norte serras rasgadas por vales e cascatas.
O distrito de Aveiro não é diferente e consegue oferecer paisagens diversas, desde o mar até à montanha. E visitar Arouca não é só uma sugestão, mas quase como que uma obrigação para quem gosta de contacto próximo com a natureza.
Eu visitei a Panorâmica do Detrelo da Malhada depois da minha visita aos Passadiços do Paiva. São pouco mais de 40 minutos em estradas deliciosas de curvas e contracurvas que perfazem menos de 30 km de distância.
Embora seja um local de muito vento, não é à toa que foi criado um parque eólico no topo da Serra da Freita, em dias sem nevoeiro a paisagem é de cortar a respiração com a vista a conseguir alcançar as elevações do Gamarão, o vale do Paiva, a Serra de Montemuro, o encaixe do vale do Douro e serras da região de Valongo até ao Gerês.
A Oeste, mais fácil de identificar, é possível alcançar o Oceano Atlântico, a Ocidente, a região litoral entre Espinho e o Porto, e, a Oriente, o Côto do Boi, a Serra da Arada, São Macário e ainda a Serra do Marão.
O miradouro, ao contrário do que muitos levam a pensar, não tem vista de 360 graus, mas algo a rondar os 180 graus numa plataforma suspensa que é mais que suficiente para nos perdermos por serras, vales, rios e um oceano.
Para além do miradouro, vais ainda encontrar no local uma pequena torre de vigia.
LOCALIDADE: Detrelo da Malhada – Moldes
ALTITUDE: 1.099 metros
MAIS INFORMAÇÕES: Geoparque Arouca (Serra da Freita) | http://aroucageopark.pt
Localização da Panorâmica do Detrelo da Malhada
Coordenadas Google Maps: 40.8855916, -8.2548955 | Panorâmica do Detrelo da Malhada no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°53’08.1″N 8°15’17.6″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
8 comentários
Adorei. A descrição do local leva-me a sonhar, fecho os olhos e imagino, levando-me a querer visitar e a apreciar avidamente cada pormenor. Que seja para breve. 😊😉
Foi uma verdadeira surpresa para mim. Embora já tivesse visto algumas imagens, estar lá e perder de vista o horizonte foi sem dúvida algo difícil de colocar em palavras… Em dias de céu limpo como aquele em que visitei este local, o horizonte está tão longe deixando que a nossa imaginação não tenha fim. Recomendo!
Já vi tantas imagens deste miradouro e cada vez fico com mais vontade de conhecer. As tuas fotas vieram ainda deixar mais vontade de visitar. Parabéns! Estão lindas!
Obrigado Marlene 🙂 a caminho do miradouro também há alguns locais onde dá para ver perfeitamente toda a zona de Aveiro… Vale muito a visita.
Nuno, muito boa a sugestão. Sabe se consigo chegar ao topo em autocaravana? É possível estar lá a noite para astrofotografia?
Obrigado Cassio. Sim, é possível chegar lá de auto caravana. A estrada é alcatroada até uns metros do miradouro. Depois até mesmo à torre e miradouro são alguns poucos metros de terra batida, mas em boas condições. Quanto lá estive estava vento, e não terá sido à toa que colocaram lá torres eólicas. Se durante a noite o vento diminuir é capaz de ser um excelente local para pernoitar (não vi qualquer indicação de proibição nesse sentido). Quanto à astro fotografia, deve ser um local excelente para o fazer, nem tinha pensado nisso 😀
Nuno, obrigado pelos esclarecimentos. Não respondi antes, mas graças a sua resposta fomos até o topo com a autocaravana e por lá passamos a noite toda observando e fotografando as estrelas.
Infelizmente, mesmo durante a lua nova, há muita claridade das cidades próximas tornando impossível observar as estrelas e via láctea em seu máximo esplendor. Ainda assim era possível ver muito mais estrelas que nas cidades, sendo até possível observar um leve brilho da via láctea.
Quando fui não estava ventando muito, então estava bem agradável. Os guardas que ficam naquela espécie de farol foram bem tranquilos e disseram não haver problema passar a noite lá. A vista do miradouro também é fantástica a noite com todas aquelas pequeninas luzes de cidades distantes tremulando na escuridão.
Indico fortemente passar lá uma noite, é tão interessante quanto a visita aos geossítios. Agradeço mais uma vez pela resposta, postarei as fotos em breve no meu instagram, se tiver curiosidade, depois adiciona lá: @cassiosiquara
Abraço.
Muito obrigado pelo feedback Cassio.. De facto à noite a vista deve ser fantástica, mesmo não sendo o melhor para astro fotografia. Já estou a seguir no Instagram para depois ver as fotos. Obrigado 🙂