A Aldeia do Xisto de Gondramaz, tal como Talasnal, Casal Novo, Chiqueiro e Candal faz parte da Rede das Aldeias do Xisto constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal.
Situada no concelho de Miranda do Corvo, freguesia de Vila Nova, parece um pequeno paraíso requalificado numa encosta da Serra da Lousã, a cerca de 9 km do centro da Vila de Miranda do Corvo.
A aldeia não é mais que uma rua principal e que desta saem várias ruelas estreitas e sinuosas que despertam a curiosidade.
É fácil perceber que a tonalidade do xisto é o que mais abunda nesta aldeia requalificada. Até o chão que pisamos é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. É uma terra de artesãos cujas mãos criam figuras carismáticas que são marcadas pela serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.
Também como as Aldeias do Xisto das proximidades, esta ganhou um ambiente mais animado, principalmente na época alta e fins de semana, muito devido aos praticantes de BTT e aos trilhos de caminhadas por ali existentes que criam movimentações que aos habitantes já não é de estranhar.
O nome Gondramaz será provavelmente de influência germânica e a sua origem perde-se nos tempos.
Tal como muitas outras aldeias, Gondramaz mesmo requalificada revela aos dias de hoje as dificuldades de uma vida na montanha, de isolamento e de forte dependência da agricultura e pastorícia. Miguel Torga, médico na região, em 1935 visitava frequentemente Gondramaz, atestando essa vivência mais sofrida.
Esta região é também conhecida pela predominância do castanheiro que, segundo tradições mais antigas, seria plantado aquando do nascimento de um filho, construindo desde cedo uma futura atividade económica, assim como a sua casa, simbolizando a madeira necessária para a sua edificação e permitindo a manutenção e longevidade destas comunidades.
Descendo a rua principal vão surgindo esculturas e dizeres que ao dia de hoje podem assustar a língua portuguesa corrente, mas é nesta simplicidade que a Aldeia se destaca. Da simplicidade, mas ao mesmo tempo de todo o cuidado com que foi erguida.
Confesso que, até conhecer ao pormenor esta aldeia, o que me chamou mais a atenção foi um dos seus alojamentos de turismo rural. Há anos que procuro por este tipo de alojamento pela proximidade com as pessoas da terra e pelo carinho que nos transmitem e que nos fazem sentir em casa.
O Pátio do Xisto que à partida parece um alojamento de turismo rural como muitos outros, diferencia-se sem dúvida pela piscina que nos convida mesmo em dias menos quentes de verão.
As instalações totalmente remodeladas e acolhedoras, fazem da estadia um perfeito escape à rotina da cidade. Já a piscina, com vista para a Serra da Lousã, parece que nos une com aquele pedaço de natureza. O facto deste alojamento se encontrar no final da rua principal faz com que não existam mais habitações na sua linha de vista.
PONTOS DE INTERESSE A VISITAR EM GONDRAMAZ
- Capela de Nossa Senhora da Conceição
- Largo da Capela
- Alminha
- Lavadouro
- Salão de Baile
- Largo dos Petiscos
- Largo do Leão
À entrada da Aldeia as boas vindas são-nos dadas com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de recepção.
“A vida é feita de nadas;
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;
De casas de moradia
Caiadas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;
De poeira;
De ver esta maravilha:
Meu Pai a erguer uma videira
Como uma Mãe que faz a trança à filha.”
Miguel Torga, 1941.
ONDE FIQUEI ALOJADO NA ALDEIA DE GONDRAMAZ
Tem uma piscina exterior, um restaurante, terraço e jardim. Cada unidade inclui casa de banho privativa com chuveiro, secador de cabelo e produtos de higiene pessoal gratuitos.
O pequeno-almoço é ao estilo continental e existem vários percursos de caminhada para poderem apreciar toda a envolvência da aldeia. Coimbra fica a 36 km do alojamento, enquanto a Lousã está a 17 km.
Preço médio por noite em quarto duplo com WC privativo e pequeno-almoço incluído: 60 a 70 euros.
OUTROS ALOJAMENTOS EM GONDRAMAZ
O pátio com vistas para o jardim e para a montanha. Conta ainda com uma varanda e uma zona para churrascos.
A cozinha está equipada com um micro-ondas, um frigorífico e um forno. Com uma sala de estar, dispõe ainda de uma área de refeições, 4 quartos e 3 casas de banho com um chuveiro.
A villa tem 3 quartos, uma televisão de ecrã plano com canais por satélite, uma cozinha equipada com uma máquina de lavar louça e um micro-ondas, uma máquina de lavar roupa e uma casa de banho com um bidé.
Tem jardim, terraço e um local para churrascos.
Este chalé inclui um quarto, uma sala de estar e uma televisão de ecrã plano, uma cozinha equipada com uma área de refeições e uma casa de banho com um chuveiro e uma máquina de lavar roupa.
Tem varanda e pátio com vistas para o jardim e para a montanha.
Localização da Aldeia do Xisto de Gondramaz
Coordenadas Google Maps: 40.062028, -8.274194 | Gondramaz no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°03’43.3″N 8°16’27.1″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.