Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

por Nuno Madeira
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

A Aldeia do Xisto de Gondramaz, tal como Talasnal, Casal Novo, Chiqueiro e Candal faz parte da Rede das Aldeias do Xisto constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal.

Situada no concelho de Miranda do Corvo, freguesia de Vila Nova, parece um pequeno paraíso requalificado numa encosta da Serra da Lousã, a cerca de 9 km do centro da Vila de Miranda do Corvo.

A aldeia não é mais que uma rua principal e que desta saem várias ruelas estreitas e sinuosas que despertam a curiosidade.

É fácil perceber que a tonalidade do xisto é o que mais abunda nesta aldeia requalificada. Até o chão que pisamos é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. É uma terra de artesãos cujas mãos criam figuras carismáticas que são marcadas pela serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.

Também como as Aldeias do Xisto das proximidades, esta ganhou um ambiente mais animado, principalmente na época alta e fins de semana, muito devido aos praticantes de BTT e aos trilhos de caminhadas por ali existentes que criam movimentações que aos habitantes já não é de estranhar.

Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

O nome Gondramaz será provavelmente de influência germânica e a sua origem perde-se nos tempos.

Tal como muitas outras aldeias, Gondramaz mesmo requalificada revela aos dias de hoje as dificuldades de uma vida na montanha, de isolamento e de forte dependência da agricultura e pastorícia. Miguel Torga, médico na região, em 1935 visitava frequentemente Gondramaz, atestando essa vivência mais sofrida.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Húsavík, a capital da Europa para observação de baleias

Esta região é também conhecida pela predominância do castanheiro que, segundo tradições mais antigas, seria plantado aquando do nascimento de um filho, construindo desde cedo uma futura atividade económica, assim como a sua casa, simbolizando a madeira necessária para a sua edificação e permitindo a manutenção e longevidade destas comunidades.

Descendo a rua principal vão surgindo esculturas e dizeres que ao dia de hoje podem assustar a língua portuguesa corrente, mas é nesta simplicidade que a Aldeia se destaca. Da simplicidade, mas ao mesmo tempo de todo o cuidado com que foi erguida.

Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

Confesso que, até conhecer ao pormenor esta aldeia, o que me chamou mais a atenção foi um dos seus alojamentos de turismo rural. Há anos que procuro por este tipo de alojamento pela proximidade com as pessoas da terra e pelo carinho que nos transmitem e que nos fazem sentir em casa.

O Pátio do Xisto que à partida parece um alojamento de turismo rural como muitos outros, diferencia-se sem dúvida pela piscina que nos convida mesmo em dias menos quentes de verão.

As instalações totalmente remodeladas e acolhedoras, fazem da estadia um perfeito escape à rotina da cidade. Já a piscina, com vista para a Serra da Lousã, parece que nos une com aquele pedaço de natureza. O facto deste alojamento se encontrar no final da rua principal faz com que não existam mais habitações na sua linha de vista.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Candal, aninhada na serra
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita
Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

PONTOS DE INTERESSE A VISITAR EM GONDRAMAZ

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Largo da Capela
Alminha
Lavadouro
Salão de Baile
Largo dos Petiscos
Largo do Leão

Aldeias de Xisto: Gondramaz, a aldeia mais que perfeita

À entrada da Aldeia  as boas vindas são-nos dadas com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de recepção.

“A vida é feita de nadas;
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;
De casas de moradia
Caiadas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;
De poeira;
De ver esta maravilha:
Meu Pai a erguer uma videira
Como uma Mãe que faz a trança à filha.”

Miguel Torga, 1941.

 

ONDE FIQUEI ALOJADO NA ALDEIA DE GONDRAMAZ

Pátio do Xisto

Tem uma piscina exterior, um restaurante, terraço e jardim. Cada unidade inclui casa de banho privativa com chuveiro, secador de cabelo e produtos de higiene pessoal gratuitos.

O pequeno-almoço é ao estilo continental e existem vários percursos de caminhada para poderem apreciar toda a envolvência da aldeia.

Coimbra fica a 36 km do alojamento, enquanto a Lousã está a 17 km.

Preço médio por noite em quarto duplo com WC privativo e pequeno-almoço incluído: 60 a 70 euros

OUTROS ALOJAMENTOS EM GONDRAMAZ

Casinha do México
Retiro de Gondramaz
Casa em Xisto

Localização da Aldeia do Xisto de Gondramaz

Coordenadas Google Maps: 40.062028, -8.274194 | abrir no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°03’43.3″N 8°16’27.1″W

0 comentário

Publicações semelhantes

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo