Skógafoss é uma das maiores quedas de água da Islândia e rivaliza com Gullfoss como uma das cascatas mais conhecida e visitada da Islândia.
Situada na linha costeira da parte sul da ilha, está localizada a cerca de 5 km de Skógar, e a 30 km da cascata Seljalandsfoss. Com cerca de 60 metros de altura, e uma largura de 25 metros, transporta a água do rio Skógaá proveniente dos glaciares Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull.
Tal como Seljalandsfoss, pensa-se que em tempos estas falésias fossem o antigo litoral da ilha. Depois do mar ter recuado, deixou as falésias paralelamente à costa, ao longo de centenas de quilómetros, criando uma fronteira clara entre as planícies costeiras e as terras altas da Islândia.

Este local, embora tenha apanhado o tempo meio cinzento e chuvoso, foi especial porque passei a noite acampado a pouco mais de 100 metros de Skógafoss.
O parque de campismo Skogar Campsite não é muito grande, ficando ao longo do parque de estacionamento, e nem está vedado. Em termos de instalações, não é o mais apetrechado porque apenas tem uma pequena casa de madeira para auxilio dos campistas.
No entanto, a 50 metros, existe um Hotel e Restaurante para aqueles que não prescindem de um maior conforto em vez da experiência de acampar.
Durante o jantar, falámos com mais dois grupos de turistas, um de dois rapazes que andavam a fazer o mesmo, percorrer a ilha de carro, e um outro grupo, de duas raparigas, que andava também a conhecer a ilha mas de transportes públicos.
O aluguer dos automóveis pode ser dispendioso, mas penso que vale a pena o esforço financeiro porque podemos fazer nós os nossos próprios horários, e nem todos os locais que visitámos tem transporte até lá.

Devido à altura da cascata, é enorme a quantidade de água no ar. Em dias de sol é possível de visualizar o arco-íris, mas de qualquer das maneiras, mesmo em dias ensolarados, convêm proteger bem o equipamento fotográfico.
O terreno junto a Skógafoss é plano, o que permite uma aproximação à parede de água, mas como já referi antes, o spray de água vai-te deixar encharcado, mas vale a pena porque são raras as quedas de água que permitem uma aproximação assim junto à base.
Ainda me recordo de, em 2010, ter visto algumas fotos desta cascata completamente cinzenta das cinzas lançadas ao ar quando o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção. O ano 2010 era o ano que tinha planeado para esta viagem, mas felizmente, ou infelizmente, tive que adiar por dois anos. Foi uma imagem desoladora, mas ao mesmo tempo, única.
Mas Skógafoss também é conhecida por uma lenda. E diz essa lenda que Þrasi Þórólfsson, o primeiro colono Viking, em meados de 900 d.C., terá enterrado um baú cheio de ouro e outros tesouros, numa caverna atrás da cascata.
Os moradores locais tentaram encontrar o baú por diversas vezes, mas sem sucesso.
Numa das tentativas, os 3 filhos de Ámundi Þormóðsson, cerca de 1650, tentaram a sua sorte mas, quanto mais se aproximavam da cascata, mais parecia que a sua quinta estava em chamas. Acabaram por correr em direção à quinta mas quando lá chegaram, nada se passava.
Mais tarde voltaram à cascata, em embora induzidos em erro por alguns delírios, diz-se mesmo que conseguiram visualizar o baú escondido. Quando tentaram puxar o baú, atando uma corda a um dos anéis do baú, este soltou-se e o baú terá ficado perdido para sempre.
Este anel, que foi nessa altura oferecido à igreja local, agora encontra-se no Skógar Museum, a poucos metros da cascata.

Do lado direito da cascata, podem encontrar um trilho ascendente para o topo da linha de água, e é também o inicio de uma das rotas de caminhadas mais conhecidas da Islândia, The Fimmvörðuháls Hiking Trail. Com cerca de 25 km, este trilho é percorrido ao longo do rio Skógá, entre os glaciares Mýrdalsjökull e Eyjafjallajökull, terminando depois no vale de Þórsmörk e pode demorar cerca de 1 a 2 dias.
Mesmo que não pretendam fazer a caminhada, vale muito a pena subir até ao topo da cascata para terem um visão sobre o agora litoral do sul da Islândia, e sobre o manto de água que corre em Skógafoss.




Localização de Skógafoss
Coordenadas Google Maps: 63.5320523,-19.5113706 | Skógafoss no Google Maps
Coordenadas GPS: 63°31’55.4″N 19°30’40.9″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.