Dettifoss é uma queda de água situada no Parque Nacional de Jökulsárgljúfur, na área de Mývatn, Nordeste da Islândia, e o spray de água lançado ao ar é visível a centenas de metros de distância.
No rio Jökulsá á Fjöllum, flui do glaciar Vatnajökull e é conhecida por ser a mais poderosa queda de água da Europa devido ao seu fluxo de água, com um caudal estimado entre os 200 e os 500 m3/s, dependendo da estação do ano e do degelo no verão.
Com cerca de 100 metros de largura, tem uma queda vertical de 48 metros com um constante spray de partículas de água no ar, sinal da sua força e densidade.
Dettifoss pode ser visitada através da estrada 862 (Oeste), ou da estrada 864 (Este), ambos com parques de estacionamento. Em qualquer um dos casos será necessário caminhar alguns minutos até chegar à queda de água, por trilhos de terra, por vezes acidentados.
O acesso pela estrada 864, o que eu fiz, é por estradão de terra batida, onde a condução deve ser realizada prudentemente, e embora o parque de estacionamento seja de menores dimensões, penso que deste lado terás uma melhor vista sobre a queda de água e o desfiladeiro, a sul, até porque da zona Este há uma grande probabilidade de seres atingido pelo spray de água.
No entanto, basta procurar algumas fotos na internet para decidir qual o ângulo que queres visitar e/ou fotografar.
No inverno, é normal ambos os acessos estarem fechados a veículos devido ao gelo e lama que se acumula, abrindo apenas no início do verão.
Mas não é apenas Dettifoss o único ponto de visita no Canyon Jökulsa. Selfoss, a montante, e Hafragilsfoss, a jusante, são mais duas boas razões para visitares este local, considerado um paraíso para quem gosta de fazer caminhadas.
Selfoss é facilmente alcançada depois de alguns minutos de caminhada, mas já para chegar à Hafragilsfoss, será preciso mais tempo. Eu não visitei Hafragilsfoss mas sei que existe um local, de fácil acesso para observar e fotografar a queda de água ao longe. Este local é alcançado continuando por alguns metros a estrada 864 que vos levou até ali, e verás um trilho de terra batida à esquerda que, descendo, terá um miradouro natural sobre a mesma.
Do parque de estacionamento até junto de Dettifoss, existe um pequeno trilho em terreno acidentado, principalmente se estiver molhado da chuva/gelo, que exige cuidados redobrados.
Ao contrário do lado Oeste, no lado Este da queda de água não existe qualquer proteção junto ao desfiladeiro, por isso, é senso comum não te chegares muito perto para não correres riscos desnecessários.
A meio do trilho, olhando para jusante (Norte), consegues ter uma visão deslumbrante do desfiladeiro e, com alguma sorte, conseguirás distinguir o local onde está situada a Hafragilsfoss. Não é ao acaso que dizem que este é um dos locais mais belos da Islândia, e estas fotos não conseguem mostrar toda a beleza que aquele local realmente mostra.
Com pouco mais de 20 minutos de caminhada, parece que começamos a sentir o chão a estremecer devido ao enorme fluxo de água a ser lançado por uma queda vertiginosa de quase 50 metros de altura, causando um ruído ensurdecedor e ao mesmo tempo, uma visão assombrosa.
A cor acastanhada da água provém das partículas em suspensão que resultam da erosão das rochas.
Estar de pé junto à queda de água é sem dúvida uma experiência que não se consegue esquecer tão cedo, pela dimensão, pelo ruído e o estremecer do chão. É a força da natureza diante dos nossos próprios olhos e sentirmos no nosso corpo.
É provável que não te lembres, ou até não tenhas visto, mas neste exato local foram filmadas as primeiras cenas do filme Prometheus, de Ridley Scott, com estreia em junho de 2012.
Nas primeiras cenas vê-se um ser alienígena junto a Dettifoss, a beber um liquido escuro, que faz com que comece a desintegrar e cai pela queda de água, misturando o seu DNA na água, sugerindo o inicio da vida no planeta terra.
A poucos minutos de caminhada por um trilho rochoso, para montante de Dettifoss, encontramos Selfoss.
À primeira vista nem parece que é por ali que desce todo o caudal que alimenta Dettifoss, mas a forma irregular e pouco usual desta queda de água, fazem dela um local que também não deves perder.
Depois do ruído ensurdecedor de Dettifoss, a aparente calma de Selfoss parece também acalmar o nosso corpo depois de já não sentir o chão a tremer aos nossos pés… Parece um contraste difícil de explicar.
Do lado Oeste, penso que não é possível chegar tão perto, o que me faz pensar que de facto a zona Este será a melhor para visitar ambas as quedas de água, a qualquer hora do dia.
Localização de Dettifoss
Coordenadas Google Maps: 65.8146662,-16.384576 | Dettifoss no Google Maps
Coordenadas GPS: 65°48’52.8″N 16°23’04.5″W