Visita ao Estádio da Luz, Sport Lisboa e Benfica

O atual Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica, é também conhecido como “A Catedral” e foi construído para ser anfitrião do EURO2004. Deste modo vai poder visitar alguns locais do estádio que noutras circunstâncias não seria possível.

6 Responses

  1. Não foi com o porto que se deu a maior enchente mas sim com a seleção sub 21 na final do campeonato mundial contra o Brasil que estavam cerca de 150 mil adeptos e foi uma loucura por acaso estive nos 2 jogos e sem dúvidas que o da seleção foi o máximo e ainda por cima fomos Campeões Mundiais de sub 21

    1. Caro Luís Duarte, obrigado pelo comentário. Apenas transcrevi informações das várias fontes que encontrei onde realmente indicam que a maior enchente foi no jogo contra o FC Porto, em 1987, para o Campeonato Nacional, com uma assistência estimada de 135.000 pessoas. Na final que refere, dos Sub-21 contra o Brasil, referem uma assistência oficial de 127.000 pessoas. O facto do jogo para o campeonato não ter registada a assistência de forma oficial, pode de facto ter levado a alguma discrepância nos valores pelo que agradeço os comentários porque, melhor que basearmos a história em factos escritos, é basearmo-nos em factos de quem realmente viveu a história. Saudações!

  2. 150 mil pessoas parece ser um número pouco mais do que absurdo para um evento FIFA em Lisboa em 1991, e tanto mais que já havia sectores com cadeiras no estádio, diminuindo a sua capacidade efectiva. Quando falo em capacidade efectiva quer dizer a capacidade de vender bilhética, que rondava na altura os 110 mil bilhetes. É claro que entravam sempre mais pessoas, algumas sem bilhete e sem grande hipótese de ver o relvado (ficavam-se pelos velhos transístores sob as bancadas), mas 40 mil pessoas a mais parece-me completamente exagerado, até por óbvias questões de segurança. Relembro que Heysel tinha 6 anos apenas e já havia muitas consequências nos estádios ingleses. Há alguma diferença entre 15 a 17 mil (os tais 127 mil) e 40 a 50 mil pessoas em excesso.

    Além disso o autor do artigo comete um erro bastante comum nesta frase (“antigo Estádio da Luz, inaugurado em 1 de Dezembro de 1954, tinha uma capacidade aproximada de 120.000 pessoas”), que não tem qualquer sentido.

    O antigo estádio da Luz teve VÁRIAS capacidades ao longo da sua história e quando foi demolido a sua capacidade andava entre os 80 a 85 mil pessoas. Aliás, a capacidade clássica do antigo estádio da Luz, a que levou mais anos de actividade, cerca de 20, situava-se entre os 70 a 75 mil pessoas, não muito distante da capacidade do novo estádio.

    Obviamente que o actual estádio nunca teve a sua capacidade diminuída – o autor quis dizer é que o actual estádio tem uma dimensão um pouco mais pequena do que o anterior estádio.

    1. Antes do estádio ter cadeiras individuais houve de facto alguns momentos em que o numero de espetadores foi muito superior à lotação do estádio e para isso basta confirmar os vários relatos históricos de fontes impressas, e em meados dos anos 90 é que passaram a existir cadeiras individuais descendo a capacidade máxima do estádio para 78.000 lugares. Quanto às várias capacidades, tem razão porque o estádio de facto não foi inaugurado com os 120.000 lugares mas foi a lotação máxima conseguida ao longo da sua construção, foi uma questão de escrita e será corrigido no texto 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Publicações

Aldeia de Trebilhadouro, Perdida na Encosta da Serra da Freita
O silêncio, a paisagem verdejante e o ambiente de aldeia serrana caracterizam Trebilhadouro e continuam a fazer parte desta pequena aldeia agora convertida num espaço de Turismo Rural.
Hengifoss, Islândia
Hengifoss, a quarta maior cascata da Islândia, e Litlanesfoss, estão localizadas em Hengifossá, em Fljótsdalshreppur, na zona Este da Islândia.
 
Envie este artigo a um amigo