Godafoss, do islandês Goðafoss, significa Cascata dos Deuses.
Situada na região Nordurland Eystra, no nordeste da Islândia, tem uma altura de 12 metros e uma largura em arco de 30 metros, transportando água do rio Skjálfandafljót, proveniente do glaciar Vatnajökull, e termina na baía Skjálfandi.
O rio Skjálfandafljót, com um comprimento de 180 km, é o quarto maior rio da Islândia e atravessa um campo de lava com mais de 7000 anos de idade.
Não é de todo das mais altas e poderosas cascatas da Islândia, mas a sua forma em arco semicircular torna-a elegante, bem como a água azul-esverdeada que a reveste.
Godafoss está intimamente relacionada com um dos eventos mais importantes da história islandesa, a conversão para o cristianismo, no ano 1000.
No ano 1000 d.C., Thorgeir Thorkelsson (Þorgeir Ljósvetningagoði), o presidente da lei do Parlamento islandês, que morava na fazenda Ljosavatn, apenas a 2 km da cascata, debatia sobre qual religião deveriam os islandeses praticar, a Religião Nórdica, também conhecida como Paganismo Nórdico, ou o Cristianismo.
Thorgeir, ele próprio sacerdote pagão, decidiu em favor do Cristianismo depois de um dia e uma noite sob meditação silenciosa.
Com esta sua decisão, Thorgeir tornou-se cristão e, quando regressou a sua casa em Ljosavatn, atirou algumas das suas estátuas pagãs na cascata como um ato simbólico da conversão.
Como resultado, a cascata passou a ser chamada de Godafoss, a Cascata dos Deuses.
Em 2000, foi construída uma igreja na fazenda Ljosavatn para comemorar 1000 ano de aniversário do cristianismo na Islândia, e encontra-se aberta aos visitantes nos meses de verão.
Esta cascata fica a cerca de 50 km a Sul de Húsavik, e o spray de água é visível da Ring Road (Route 1).
Esta cascata pode ser visitada de ambos os lados, sendo o mais utilizado o lado Oeste até porque o parque de estacionamento é maior, e mais próximo da cascata.
Eu apenas fotografei a cascata pelo lado Oeste, mas talvez se tenha melhor perspetiva do lado Este até porque fica numa zona mais alta, no entanto, para lá chegar tem que caminhar um pouco mais, e não consegue chegar tão próximo da cascata em si devido a umas proteções de segurança.
Se tiverem tempo, talvez valha a pena experimentar ambos os lados porque cada um tem as suas vantagens.
Mesmo estando um dia bastante nebulado, a cor azul-esverdeada da água era incrível. Esta deve-se ao facto de serem águas provenientes do glaciar Vatnajökull.
Localização de Godafoss (Goðafoss)
Coordenadas Google Maps: 65.6827782,-17.5501918 | Godafoss no Google Maps
Coordenadas GPS: 65°40’58.0″N 17°33’00.7″W