Planear Viagens com o TyreToTravel

por Nuno Madeira
Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Existem certamente muitas aplicações para a criação de rotas GPS, mas o meu preferido tem sido o TyreToTravel.

Este programa, gratuito, e apenas disponível de momento para o sistema operativo Windows, é uma plataforma onde poderão encontrar, criar e partilhar rotas. Com opção de língua Portuguesa, poderão ainda optar pelas versões Tyre-Plus ou Tyre-Professional para usufruírem de outras funcionalidades como a otimização de rotas, identificação de postos de gasolina ao longo do percurso ou até mesmo a criação de rotas turísticas.

Seja qual for a versão escolhida, partilhará as mesmas características: simples, funcional e fiável.

A interface gráfica é preenchida com o tradicional Menu de Opções no topo, o quadro à direita com o Mapa e, à esquerda, os Pontos de Rota (WayPoints). Para o ajudar na criação e gestão da sua rota, existem ainda vários ícones em ambos os quadros de modo a agilizar algumas ações.

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Como surgiu o TyreToTravel

Tudo começou em 2006 quando Jan Boersma juntou os seus passatempos: motociclismo e programação. Criou na altura Tyre e continuou o seu desenvolvimento sem nunca recorrer a publicidade tornando-se no programa gratuito mais popular para criação de percursos GPS. Neste momento conta com mais de 500.000 utilizadores em todo o mundo.

Esta aplicação é compatível com os aparelhos TomTom e Garmin que, ligados diretamente ao computador, poderá fazer a transferência de ficheiros diretamente entre o GPS e o programa, o que pode agilizar muito o processo.

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Esta aplicação utiliza como base o Google Maps mas parece-me a mim que é muito mais fácil e intuitiva que o próprio Google Maps para criar rotas já que não necessita de fazer muito mais que uns simples cliques nos locais por onde pretende passar.

Como Criar uma Rota

Após criar um novo mapa/ficheiro, poderá usar a caixa amarela à esquerda do mapa para pesquisar o local pretendido ou então navegar no mapa para encontrar o ponto onde vai iniciar o percurso.

Clicando 2x no local (estrada), surgirá um Ponto de Rota amarelo (temporário) com o nome da localização (ou designação), as coordenadas, e as opções de Juntar ao Percurso, Remover ou Ampliar.

Se for o local correto, basta selecionar a opção de “Juntar ao Percurso” e o Ponto de Rota ficará de cor vermelha surgindo depois uma caixa de texto de modo a personalizar o nome da localização.

Depois, deverá procurar o destino pretendido e, procedendo do mesmo modo, criar o Ponto de Rota que identifica o final do seu percurso.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Registar viagens e fotografias com um GPS Tracker

Vai certamente acontecer que o percurso calculado não é bem aquele que deseja, como por exemplo, querer passar em pontos intermédios ou até mesmo evitar certas estradas que o programa calculou por defeito. Para isso basta clicarem em cima da linha azul do percurso e arrastarem para a estrada ou ponto intermédio por onde pretendem passar.

Esta ação vai originar um novo Ponto de Rota (intermédio) de cor vermelha mas ligeiramente diferente dos pontos de inicio e fim de rota já que estes apresentam pequenos ícones amarelos no seu interior para se diferenciarem dos pontos intermédios.

Esta é apenas a metodologia que utilizo, no entanto, podem ir marcando os Pontos de Rota conforme vão desenhando o vosso percurso que o efeito é exatamente o mesmo.

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Enquanto vai planeando a sua rota, ao selecionar o ícone “Livro Estrada“, do lado esquerdo dos ícones de impressão no quadro do mapa, poderá visualizar com detalhe a sua viagem com o cálculo de quilómetros a percorrer e a duração média estimada entre os Pontos de Rota definidos e o total acumulado de toda a rota.

Este é um recurso que utilizo com frequência para gerir melhor o planeamento da rota tendo em conta as distâncias e o tempo de condução (para programar paragens para descanso, por exemplo).

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Acedendo ao menu Ficheiro > Propriedades > Opções poderá ainda definir algumas características especificas para a rota que está a criar como definir o cálculo da rota evitando autoestradas ou alterar o cálculo médio da velocidade.

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante

Versões Disponíveis

Para além da versão gratuita, tal como indiquei antes, podem optar pelas versões Plus ou Professional de modo a beneficiar de funcionalidades extra, deixar de visualizar publicidade dentro do programa ou até mesmo usufruir do suporte para algum problema ou dúvida que surja.

Caso pretendam experimentar a versão gratuita, basta preencherem o formulário no endereço http://www.tyretotravel.com/download-tyre/download-tyre-basic/ para fazerem download do ficheiro e respetiva instalação.

Se após a instalação e execução do programa não conseguirem visualizar o mapa, certifiquem-se que têm a ultima versão do Internet Explorer instalada uma vez que o programa recorre a recursos deste browser para funcionar.

Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel | Diário do Viajante
Features Basic Plus Pro
Create unique routes in Tyre
Convert route files
Copy routes to e.g. TomTom, Garmin and Interphone
Copy routes to Smartphone(only with a TomTom app)
Search, find and book hotels
Drag & Drop window
1,000+ ready-to-use GPS routes
No adverts X
Support X
One year license X
Route optimisation X X
Create scenic routes X X
POI Management X X
POI – Reasonably priced petrol stations in The Netherlands X X
POI – Petrol stations general X X
POI – Motorcycle friendly hotels X X
POI – Motorcycle friendly restaurants in The Netherlands X X
POI – Must-sees in The Netherlands X X
POI – Alpine passes X X
Advanced file spitting X X
Advanced file expansion X X
Send routes to your iPhone(only with Navigon software) X X
Add your own sounds to waypoints (TIM) X X
Offroad mode X X
Copy Garmin .gpx routes to TomTom as fully identical route tracks X X
Automatically place waypoints precisely on roads X X

Deixo-vos aqui a lista dos ficheiros que podem ser lidos e gravados com esta aplicação.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Conduzir na Islândia: Dicas e Regras

No meu caso, e por ter um TomTom, os ficheiros a que recorro com maior frequência são:

  • Ficheiros Tyre (Percurso) | Ficheiros originais da aplicação
  • Ficheiros TomTom (Percurso) | Ficheiros com as rotas que transfiro para o meu TomTom
  • Ficheiros Google Earth KML | Quando pretendo partilhar com alguém a rota através do Google Maps

Ficheiros Tyre (Percurso) (*.trf)
Ficheiros Tyre (PDI) (*.tpf)
Ficheiros TomTom (Percurso) (*.itn)
Ficheiros TomTom (PDI) (*.ov2)
Ficheiros Garmin GP eXchange (*.gpx)
Ficheiros Garmin PDI (*.gpi)
Ficheiros Google Earth KML (*.kml)
Ficheiros Google Earth KMZ (*.kmz)

Ficheiros OziExplorer (*.rte)
Ficheiros OziExplorer CE (*.rt2)
Ficheiros Navigon RTE (*.rte)
Ficheiros Navigon Freshroute (*.freshroute)
Ficheiros BMW (*.tar.gz)
Ficheiros Medion XML (*.xml)
Ficheiros CoPilot (*.trp)
Ficheiros Garmin CSV (*.csv)

Para informações adicionais podem consultar os seguintes links:

Brevemente espero fazer algo semelhante com o MyRoute-App que, entre outras vantagens, não obriga à instalação de qualquer programa já que é uma aplicação online e é complementada com uma App para telemóvel que, para além de programar as suas rotas, pode ainda registar todo o seu percurso realizado e partilhar com os seus amigos.

A desvantagem, a meu ver, é que não é tão rápido e intuitivo como o TyreToTravel.

4 comentários

Publicações semelhantes

4 comentários

César Filipe 5 Maio 2017 - 9:55

Excelente este artigo 😉
Já tinha visto umas imagens desses mapas mas nunca tinha averiguado e então só trabalhava com o Google Maps. Tenho de ir ver isto melhor…

Responder
Nuno Madeira 5 Maio 2017 - 14:15

Para mim é mais fácil e rápido que o Goggle Maps e tem ligação directa ao GPS para puxar ou enviar os ficheiros. A única desvantagem é o facto de ter que se instalar num PC limitando um pouco o acesso ao contrário do Google Maps que se pode aceder através de qualquer browser com acesso à internet. Depois de experimentares diz o que achaste ?

Responder
Ricardo Santos 17 Março 2018 - 14:01

Ola! Boas dicas.;)
Tenho um gps Tom Tom e utilizo tanto o Tyre como o myrouter, o problema é colocar os tracks já utilizados no gps, tipo ACT ou o TET.

Responder
Nuno Madeira 17 Março 2018 - 21:58

Olá Ricardo. Não conheço os ficheiros com extensão ACT ou TET, mas provavelmente deverá existir software para converter para KML ou KMZ, e depois daí será mais fácil converter para qualquer outro, digo eu 🙂

Responder

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo