Viajar de mota é uma experiência única que exige alguma preparação. Para além de planear bem o percurso, a bagagem que levamos é um fator determinante para garantir que tudo corre bem e evitar imprevistos. Pelo menos, eu penso assim e tento sempre ter cuidado na escolha do que vou levar.
Claro que tudo isto depende de vários fatores: a duração da viagem, a rota, as condições climatéricas e até o espaço disponível. Mas há uma coisa que parece certa — quanto mais espaço temos, mais coisas encontramos para levar!
Para te ajudar a organizar a bagagem de forma prática, criei uma check-list com os elementos que costumo levar. Espero que seja útil!
Esta lista foi adaptada de um documento que encontrei na internet, do qual perdi infelizmente a referência. Conto com a tua ajuda para melhorá-la ainda mais, por isso, partilha as tuas sugestões!
DOCUMENTOS |
TIPO |
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Cartão de Cidadão (e Passaporte se for para fora de Portugal) | essencial |
Documento Único Automóvel | essencial |
Carta Verde (seguro) | essencial |
Imposto Único de Circulação (IUC) | essencial |
Cartão Europeu de Saúde (se for para fora de Portugal) | essencial |
Cartão de débito / crédito | essencial |
Cartão com grupo sanguíneo | opcional |
Moradas e contactos dos locais para pernoita | essencial |
Lista de oficinas e/ou concessionários nas proximidades da rota | opcional |
💡 Dica Extra: Digitaliza os documentos mais importantes e guarda-os online, como no Google Drive ou no email. Dessa forma, se perderes algum durante a viagem, terás sempre um backup fácil de aceder. Claro que as cópias digitais não substituem os originais, mas podem dar um jeitão numa emergência.
Para evitar problemas com a humidade ou chuva, guarda todos os documentos numa bolsa impermeável.
FERRAMENTAS |
TIPO |
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KIT de ferramentas do veículo | essencial |
KIT anti-furos (tacos / botijas CO2 / espuma) | opcional |
Spray de lubrificação de corrente | essencial |
Fita adesiva | essencial |
Braçadeiras de plástico (vários tamanhos) | essencial |
Canivete Suíço | essencial |
Lanterna (pequena) + pilha extra | essencial |
Panos (para limpar as mãos) | essencial |
Correias de aperto com fivela | opcional |
💡 Dica Extra: Verifica regularmente o estado dos produtos anti-furo e substitui-os caso estejam fora de validade. Um produto de qualidade pode fazer toda a diferença numa situação inesperada.
A verdade é que ninguém quer usar este tipo de equipamento, mas mais vale prevenir do que remediar. Levar ferramentas e produtos anti-furo na bagagem é sempre uma boa ideia.
Coloquei o kit anti-furo como opcional porque, na minha anterior mota com pneus tubeless, usava um produto chamado SÉCUDIS, que supostamente consegue selar furos até 6,5 mm de espessura. Antes disso, usava um produto português chamado “Não + Furos”, mas ao que parece deixou de existir.
Se funcionam como prometido? Felizmente, nunca precisei testar — e espero que continue assim!
EQUIPAMENTO MOTOCICLISTA |
TIPO |
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Capacete | essencial |
Luvas, casaco, calças e botas com proteção | essencial |
Gola para pescoço (ou passa-montanhas / balaclava) | opcional |
Fato de chuva (conjunto impermeável) | opcional |
Cinta lombar | opcional |
Colete refletor | opcional |
Este artigo também pode interessar: Conselhos e Dicas: Planear Viagens com o TyreToTravel.
💡 Dica Extra: Mantém o equipamento impermeável facilmente acessível, de preferência no topo da bagagem, para situações de chuva súbita. Assim evitas ter de desmontar tudo à pressa quando começa a chover.
Sobre a cinta lombar, já ouvi falar muito sobre ela, mas confesso que nunca experimentei. Já fiz viagens de mais de 1000 km num só dia e aguentei-me bem, por isso nunca senti grande necessidade. No entanto, já ouvi vários comentários a dizer que as cintas mais baratas não servem para grande coisa — só mesmo para fazer número. Se pensares em comprar uma, que seja de qualidade e que faça realmente o que promete.
Ah, e um lembrete importante: se vais viajar para fora de Portugal, verifica se o colete refletor é obrigatório no país de destino. Em alguns locais, é mesmo necessário ter um sempre à mão.
EQUIPAMENTO VEÍCULO |
TIPO |
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Cadeado / corrente | essencial |
Duplicado das chaves do veículo, malas e cadeados | essencial |
Jogo de luzes (mínimos, médios / máximos e piscas) | essencial |
Manual da mota | essencial |
Sinalização em autocolante do país de origem (se for para fora de Portugal) | essencial |
💡 Dica Extra: Levar um jogo de luzes extra é essencial, não só por questões de segurança caso alguma lâmpada funda, mas também porque em alguns países é mesmo obrigatório ter este conjunto contigo. Tal como acontece com o colete refletor, verifica sempre os requisitos legais antes de viajar para fora de Portugal.
Quanto ao duplicado das chaves, pode parecer um exagero, mas acredita que dá jeito. Numa das minhas viagens, consegui a proeza de fechar a mala com as chaves originais lá dentro. Por sorte, tinha as duplicadas no bolso do blusão e safei-me sem chatices. Vale mesmo a pena ter um backup!
ORIENTAÇÃO |
TIPO |
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Suporte GPS | essencial |
GPS com carregador de ligação 12V e 220V | essencial |
Mapa em papel | opcional |
Rota a percorrer | essencial |
Mapa no telemóvel para usar em modo offline | opcional |
💡 Dica Extra: Usa apps como Google Maps (com mapas offline), MAPS.ME e MyRouteApp para teres alternativas caso o GPS falhe.
Antes da viagem, não te esqueças de carregar a rota no GPS. Se precisares de ajuda para planear os percursos, dá uma vista de olhos no meu artigo Planear viagens com TyreToTravel, uma ferramenta fácil e intuitiva para criar rotas.
Outra dica útil é fazer o download antecipado do percurso no Google Maps. Assim, poupas dados móveis e garantes que tens acesso ao mapa mesmo sem ligação à internet. Basta abrir a aplicação, ir ao menu escolher Mapas Offline para descarregar as áreas por onde vais passar.
ROUPA |
TIPO |
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Roupa interior | qb |
Calças | qb |
T-shirts | qb |
Camisolas | qb |
Sapatos / Ténis | opcional |
Calções | opcional |
Chinelos | opcional |
Saco para roupa usada | essencial |
Este artigo também pode interessar: Conselhos e Dicas: Registar viagens e fotografias com um GPS Tracker.
💡 Dica Extra: Usa sacos de compressão para poupar espaço e organiza a roupa por tipo — assim é mais fácil encontrar o que precisas sem ter que revirar tudo. Dá preferência a roupas técnicas que sequem rapidamente, especialmente em viagens mais longas ou com condições meteorológicas imprevisíveis.
Claro que a quantidade e o tipo de roupa vão depender da duração da viagem, do clima e até das atividades que planeias fazer pelo caminho. O ideal é optar por peças versáteis e leves que ocupem pouco espaço.
HIGIENE / FARMÁCIA |
TIPO |
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Pasta e escova de dentes | essencial |
Perfume ou desodorizante | essencial |
Rolo de papel higiénico | essencial |
Antipirético | essencial |
Imodium | essencial |
Ozonol ou emplastro térmico | opcional |
Betadine | essencial |
Pensos rápidos | essencial |
Ligaduras / gases | essencial |
Gel desinfetante | essencial |
Protetor solar e bálsamo labial | essencial |
Repelente de insetos | opcional |
Comprimidos para dores musculares (como ibuprofeno) | essencial |
💡 Dica Extra: Mantém os medicamentos e itens de primeiros socorros num local de fácil acesso. E, claro, não te esqueças dos medicamentos específicos que já costumas tomar.
Confesso que raramente viajo sem a minha bolsa de farmácia — acho que é um hábito que ficou dos tempos de escuteiro. Levo sempre o essencial por uma questão de segurança, mesmo que a expectativa seja nunca precisar de nada.
Assim como as ferramentas da mota, estes são aqueles itens que levamos na esperança de não usar, mas que podem fazer toda a diferença se algo acontecer.
OUTROS |
TIPO |
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Telemóvel com carregador 12V e 220V | essencial |
Via Verde | opcional |
Câmera fotográfica com cartões extra e carregador | essencial |
Bloco de notas | essencial |
Óculos de sol | opcional |
Balança eletrónica portátil | opcional |
Garrafa de água reutilizável | essencial |
Barras eneréticas | opcional |
Cabo USB extra | essencial |
Powerbank | essencial |
Adaptador de tomada internacional | opcional |
Esta é provavelmente a lista mais flexível de todas, onde podes adicionar ou retirar coisas conforme o espaço disponível. A verdade é que, se ainda houver um bocadinho de espaço nas malas, acabamos sempre por arranjar mais alguma coisa para levar.
No meu caso, tento sempre deixar algum espaço livre porque nunca viajo sem a minha Nikon e o equipamento extra que ela exige — e às vezes também levo a GoPro com os acessórios todos.
Outra coisa que costumo levar é uma balança eletrónica portátil. Parece exagero, mas é bastante útil para garantir que as malas laterais estão equilibradas em termos de peso. Conduzir com peso a mais num dos lados pode ser perigoso, e estas balanças custam uns 5 euros na internet — uma pequena despesa que pode fazer toda a diferença na estabilidade da mota.
VEÍCULO |
TIPO |
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Pneus: estado, desgaste e pressão | essencial |
Óleo: níveis de óleo do motor e travões | essencial |
Corrente: folga e lubrificação | essencial |
Travões: desgaste das pastilhas | essencial |
Luzes: mínimos, médios/máximos, piscas, luz de presença traseira e stop | essencial |
Pode haver sempre mais algum detalhe a considerar na bagagem, mas estes são, sem dúvida, os itens essenciais para garantir a segurança na estrada. Antes de arrancar, vale sempre a pena dar uma última vista de olhos ao veículo para detetar algo que possa dar problemas durante a viagem.
Lembra-te que esta lista é apenas uma orientação — cada viagem é única e a bagagem deve ser adaptada conforme a duração, o destino e as condições climatéricas. Planeia e ajusta conforme as necessidades, mas o mais importante é estar preparado para qualquer situação.
6 Responses
Óptima ajuda!
Obrigado Ana Faria, e ainda bem que este artigo pode ajudar. Alguma sugestão é só dizer 🙂
Sempre tive motos de pista mas como não sou egoísta e adoro a minha companheira e ambos adoramos motos vou adquirir uma GS 1200 para viajarmos juntos. Como viagem inicial pensei os Picos da Europa com passagem por Santiago de Compostela, e pronto…descobri o diariodoviajante.
Uma grande ajuda em todos os sentidos (trajeto, locais a visitar, e material a levar).
Muito obrigado e boas curvas
Muito obrigado pelo comentário António, e espero ter ajudado com algumas dicas 🙂 A viagem aos Picos da Europa foi qualquer coisa de espetacular. Espero ter mais novidades aqui no blog de outras viagens. Abraço e boas curvas!
Nuno Madeira,
Muito bom. Obrigado por todas as dicas. Faço brevemente esta viagem passando ainda por Andorra antes de voltar a Pt.
Abraço
Obrigado pelo feedback Manuel. Boas curvas!