Vilarinho, agora conhecida como Vilarinho das Furnas, era uma aldeia da freguesia de Campo do Gerês, situada no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, e desde 1971 que se encontra submersa pela albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas.
Num recanto praticamente isolado e perdido entre a Serra Amarela, a norte e poente, e a Serra do Gerês, a sul e nascente, é possível ainda observar algumas das casas, em ruínas, quando o nível das águas desce, em período de seca, ou quando a barragem liberta água para limpeza.
Como é costume na zona do Minho, as casas de Vilarinho eram compostas por dois pisos: o piso térreo, para guardar o gado e recolher as máquinas agrícolas, e o andar superior que servia de habitação.
Era conhecida pelo regime comunitário que funcionava autonomamente das leis gerais e nacionais. Quem as elaborava e as fazia respeitar era uma junta de seis elementos dirigida por um zelador. Essa junta era constituída pelos chefes de família eleitos onde o homem era preponderante.
As mulheres poderiam ter assento na junta se fossem viúvas ou se o marido tivesse emigrado. Na altura da sua extinção, em Outubro de 1970, habitavam a aldeia cerca de 250 pessoas, em 57 famílias.
O acesso é feito a pé, cerca de um quilómetro, desde a barragem, através de uma estrada de terra batida que ladeia o rio na margem esquerda, (olhando a norte). Pelo caminho terá a possibilidade de observar a imensidão da albufeira gerada pela barragem e, passará também por uma pequena cascata que termina nas águas da albufeira.
Este artigo também pode interessar: TOP10 a Não Perder no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Localização de Vilarinho das Furnas
Coordenadas Google Maps: 41.7805948, -8.1971882 | Vilarinho das Furnas no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 46′ 50.141″ N 8° 11′ 49.878″ W