Cascatas Tahiti, Paraíso no Parque Nacional Peneda-Gerês

As Cascatas Tahiti é um dos locais mais belos do Gerês, com água cristalina proveniente do Rio Arado, convida a um banho num dia quente de verão, ou simplesmente a um momento de pausa e contemplação num dia mais fresco.

As Cascatas Fecha de Barjas, mais conhecidas por Cascatas Tahiti, é um dos locais mais belos do Parque Nacional Peneda-Gerês.

A água cristalina convida a um banho num dia quente de verão, ou simplesmente a um momento de pausa e contemplação num dia mais fresco. São cascatas naturais procuradas cada vez mais por turistas e visitantes da região, o que também obrigou a algumas obras no trilho de acesso, sinuoso e agreste.

 

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

Este artigo também pode interessar: TOP10 a Não Perder no Parque Nacional Peneda-Gerês.

 

Estas são sem dúvida umas das cascatas mais icónicas do Parque Nacional Peneda-Gerês a par das mais visitas como a Cascata Portela do Homem e a Cascata do Arado, uma que prima também pela sua água cristalina e lagos que são autênticas piscinas naturais e a outra pela altura da queda de água.

As Cascatas Tahiti, com águas provenientes do Rio Arado, estão localizadas nas Caldas do Gerês, freguesia de Vilar da Veiga, na estrada de alcatrão que faz a ligação de Fafião a Ermida. Não existe parque de estacionamento mas os vários carros parados na berma, junto a uma ponte, e uma placa de sinalização, marcam o local.

 

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

 

A minha recomendação é descer pelo lado direito das cascatas onde sem encontram alguns moinhos abandonados e algumas pequenas quedas de água, formando pequenas lagoas completamente cristalinas. A meio das cascatas poderá passar de um lado para o outro, ou avistar a lagoa na base.

Quem pretender descer até à base das cascatas, onde se encontra uma serena lagoa com margens de areia, terá que pagar cerca de 1 euro (não consegui perceber se se trata de uma concessão naquela zona das Cascatas Tahiti, ou de um acesso privado).

Não existem protecções na zona das quedas de água e, por essa razão, recomenda-se muita cautela já que as rochas podem estar escorregadias e todo o cuidado é pouco.

 

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

Cascatas Tahiti | Parque Nacional Peneda-Gerês

Este artigo também pode interessar: Parque Nacional da Peneda-Gerês: Miradouro Pedra Bela.

 

Localização das Cascatas Tahiti, Parque Nacional da Peneda-Gerês

Coordenadas Google Maps: 41.70372, -8.10955 | Cascatas Tahiti no Google Maps

Coordenadas GPS: 41° 42′ 13.392″ N 8° 6′ 34.380″ W

Uma resposta

  1. Pingback: The ULTIMATE Guide To Northern Portugal - Slower Traveler

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 
Envie este artigo a um amigo