Açores: Lagoa das Furnas e os seus famosos cozidos

por Nuno Madeira
0 comentário

A Lagoa das Furnas, na Ilha de São Miguel, apresenta uma paisagem de grande beleza e paz de espírito, e é numa das suas margens que se confecionam os famosos cozidos (de carne ou bacalhau).

Começando a visita pela zona Sul da lagoa, poderá deixar o seu carro no parque de estacionamento junto à estrada principal e depois seguir a pé no caminho de calçada.

Lagoa das Furnas | Açores

Já depois de passar o caminho mais denso de árvores, encontrará as margens da lagoa e a Capela de Nossa Senhora das Vitórias que é considerada um dos mais ricos e originais templos do arquipélago.

Foi mandada construir por José do Canto após um voto formulado por ocasião de uma doença grave da sua esposa. No seu testamento, escrito em 27 de Junho de 1862, podemos ler:

…tendo feito, durante a maior gravidade da moléstia de minha esposa, em 1854, o voto de edificar uma pequena capela da invocação de Nossa Senhora das Vitórias, e não havendo realizado ainda o meu propósito por circunstâncias alheias à minha vontade, ordeno que se faça a dita edificação, no caso que ao tempo da minha morte não esteja feita, no sítio que havia escolhido, junto da Lagoa das Furnas, com aquela decência, e boa disposição em que eu, se vivo fora, a teria edificado…

A ermida foi levantada ainda quando José do Canto era vivo fazendo com que a mesma ficasse a constituir uma pequena maravilha artística, em estilo neo gótico, imitando as grandes catedrais europeias.

Lagoa das Furnas | Açores

Uns metros mais à frente, pelo mesmo caminho, fica o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, que tem como objetivo implementar e divulgar as ações de recuperação ecológica da qualidade da água e do ecossistema da Lagoa.

Este centro funciona como observatório e centro de divulgação, assumindo, desde logo, um papel importante na tradução da linguagem cientifica capaz de cativar os visitantes para uma melhor compreensão da natureza, assim como atividades lúdicas e de recuperação ecológica, numa paisagem em constante transformação.

Para confirmar horários, preços e outras informações sobre as visitas guiadas, poderá aceder diretamente à página do Governo dos Açores.

Lagoa das Furnas | Açores
este artigo também pode interessar

Na margem Norte da lagoa das furnas vão encontrar o famoso campo de fumarolas. Esta área possui uma grande concentração de nascentes termais e outras manifestações geotérmicas associadas a zonas onde rochas eruptivas quentes se encontram a pequena profundidade e interagem com os aquíferos.

Lagoa das Furnas | Açores

A preparação do cozido é feita muito cedo, mas se pretender assistir à retirada dos tachos, deverá estar no local por volta do meio-dia. Este é um ritual que atraí muitos turistas já que não é todos os dias que se vê tachos cheios de comida a serem retirados do solo vulcânico de altas temperaturas.

Caso pretendam provar esta famosa iguaria apreciada por todo o Arquipélago, recomendo que façam uma reserva com antecedência num dos restaurantes locais para não correr o risco de não conseguir provar, ou ficar horas à espera.

Na altura não fiz reserva e tive que aguardar ainda algum tempo para poder almoçar, no entanto, compensou a espera. Almocei no Restaurante Tony’s, um dos mais conhecidos na zona e posso dizer que o maior receio que tinha, de sentir um sabor estranho na comida, não se confirmou e tanto as carnes como os enchidos estavam bastante saborosos.

Em alternativa a este restaurante, poderão também tentar o Restaurante Bar Caldeira e Vulcões.

Lagoa das Furnas | Açores
Lagoa das Furnas | Açores
este artigo também pode interessar

Uma travessa para duas pessoas rondou os 13 € e acompanhada com um vinho rosé Mateus, foi sem dúvida uma das melhores refeições que fiz em São Miguel.

São servidos?

Lagoa das Furnas | Açores

Localização da Lagoa das Furnas

Fumarolas da Lagoa das Furnas (cozidos): 37.768597, -25.331313 | Fumarolas no Google Maps
Ermida de Nossa Senhora das Vitórias: 37.75022, -25.33072 | Ermida de N, Sra das Vitórias no Google Maps
Centro de Monitorização e Investigação das Furnas: 37.75212, -25.33797 | Centro MIF no Google Maps

Pesquisar Alojamento na Ilha de São Miguel, Açores

Booking.com
0 comentário

Publicações semelhantes

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo