Tunísia

A Tunísia está situada no Norte de África, no cruzamento das bacias oriental e ocidental do Mediterrâneo, entre a Argélia (Oeste) e a Líbia (Sudeste), a Sudoeste da Itália (180 km da Sicília). Com o Norte montanhoso, o Centro Oeste com estepes, o Sudoeste com lagos salgados (secos) e com deserto em todo o Sul, a Tunísia tem 1300 km de litoral marítimo desde a fronteira com a Argélia até com a da Líbia.

Excetuando Kairouan, Gafsa e Beja (localizadas no Centro e Sul do país), as principais cidades estão situadas no litoral: Tunes, Sfax, Sousse, Bizerta, Gabés, (por ordem de importância). Centros turísticos: Cartago, Djerba, Hammamet, Kebili, Ksar Haddad, Nabeul, Matmata, Monastir, Nefta, Port El Kantaoui (Sousse), Sidi Bou Said, Tozeur, Tabarka.

A Tunísia tem cerca de 11 milhões de habitantes, dos quais 2 em Tunes e arredores.

Divisão Político-administrativa: o país tem mais de 250 municípios e 24 prefeituras (governos civis) das quais as mais importantes são (por ordem alfabética): Ariana, Ben Arous, Bizerta, El Kef, Gabes, Gafsa, Jendouba, Kairouan, Manouba, Nabeul, Sfax, Sousse e Tunes.

TODOS OS ARTIGOS SOBRE A TUNÍSIA

  • Sidi Bou Said no cimo da colina

    por Nuno Madeira

    A aldeia de Sidi Bou Said, no cimo de uma colina, destaca-se de toda a Tunísia pelas suas paredes caiadas de branco com portas e janelas azul-turquesa e uma imponente vista sobre o golfo …

  • Hammamet e o turismo em crescimento

    por Nuno Madeira

    A Tunísia cresceu muito em turismo nos últimos anos e na altura em que a visitei, em 2006, as duas grandes zonas turísticas eram Hammamet, no Norte, e a ilha de Djerba, no Sul. …

  • Antonine Baths, as Termas Romanas

    por Nuno Madeira

    Depois da visita ao Museu do Bardo, e antes de seguir para Sidi Bou Said, foi tempo de uma curta passagem pelo complexo Antonine Baths (Termas de Antonino). Estas ruínas fizeram-me lembrar as ruínas …

  • Chott El Jerid, o lago salgado

    por Nuno Madeira

    Chott el Jerid é o maior lago africano e é um dos muitos lagos salgados da Tunísia tendo sido criado por movimentos tectónicos da crosta terrestre há 1,5 milhões de anos.

  • Tunes, a capital

    por Nuno Madeira

    Tunes, a capital da Tunísia, tem um centro compacto e fácil de explorar a pé, com muitas lojas e mercados. Talvez o ponto mais conhecido e visitado por turistas seja o Museu do Bardo …

Envie este artigo a um amigo