A Via Romana, também conhecida por Geira, foi provavelmente construída no final do século I e ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica (atual Astorga, Espanha), e tinha uma extensão de cerca de 318 quilómetros.
A construção deste tipo de via era de extrema importância para o império romano, que, para além dos variados usos que tinham, o mais importante era sem dúvida a passagem dos seus exércitos numa altura em que as conquistas eram de máxima importância para o crescimento e manutenção do império.
Estas vias, cujo traçado era muito bem delineado, não apresentavam descidas ou subidas acentuadas, e o seu uso foi mantido muito além da queda do império romano, tendo sido integrados nos caminhos de Santiago e percorrida por milhares de romeiros até cerca do início do século XX.
É possível ainda descobrir um magnifico espólio de marcos miliários distribuídos ao longo desta via.
Os marcos serviam para indicar a distância, em milhas, à capital da província, mas também para homenagear os imperadores romanos.
Saindo do Campo do Gerês em direcção à Barragem de Vilarinho das Furnas, alguns metros antes, à direita, surge uma estrada de terra batida que é possível percorrer de carro para observar alguns destes marcos. Por entre vegetação densa da margem do Rio Homem, é possível contemplar ainda algumas pequenas cascatas e riachos que rasgam o chão verde e rochoso até ao rio.
Localização da Via Romana
Coordenadas Google Maps: 41.76704, -8.19036 | Via Romana no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 46′ 1.344″ N 8° 11′ 25.296″ W