A Via Romana, também conhecida por Geira, foi provavelmente construída no final do século I e ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica (atual Astorga, Espanha), e tinha uma extensão de cerca de 318 quilómetros.
A construção deste tipo de via era de extrema importância para o império romano, que, para além dos variados usos que tinham, o mais importante era sem dúvida a passagem dos seus exércitos numa altura em que as conquistas eram de máxima importância para o crescimento e manutenção do império.

Estas vias, cujo traçado era muito bem delineado, não apresentavam descidas ou subidas acentuadas, e o seu uso foi mantido muito além da queda do império romano, tendo sido integrados nos caminhos de Santiago e percorrida por milhares de romeiros até cerca do início do século XX.
É possível ainda descobrir um magnifico espólio de marcos miliários distribuídos ao longo desta via.
Os marcos serviam para indicar a distância, em milhas, à capital da província, mas também para homenagear os imperadores romanos.
Saindo do Campo do Gerês em direcção à Barragem de Vilarinho das Furnas, alguns metros antes, à direita, surge uma estrada de terra batida que é possível percorrer de carro para observar alguns destes marcos. Por entre vegetação densa da margem do Rio Homem, é possível contemplar ainda algumas pequenas cascatas e riachos que rasgam o chão verde e rochoso até ao rio.





Localização da Via Romana
Coordenadas Google Maps: 41.76704, -8.19036 | Via Romana no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 46′ 1.344″ N 8° 11′ 25.296″ W
Pesquisar Alojamento no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.