Sortelha, freguesia portuguesa no concelho do Sabugal, tem hoje em dia pouco mais de 400 habitantes e foi sede de concelho entre 1288 e 1855. Fez parte da importante linha defensiva de castelos fronteiriços, edificados ou reconstruídos na sua maior parte sobre os castros das antigas civilizações ibéricas, e o seu nome deriva da configuração do terreno em rochedos escarpados que envolvem a aldeia em forma de anel (“sortija”, em castelhano).
É uma das mais belas e antigas aldeias portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada até aos dias de hoje, sendo também considerada uma das mais bem conservadas. O encanto de Sortelha reside na sua atmosfera medieval, onde as casas construídas em pedra de granito, e geralmente de dois andares, se fundem na rocha e acompanham a topografia do terreno em forma de anfiteatro.
Sortelha faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal e percorrer as ruas desta pequena aldeia, enclausurada por um anel defensivo e vigiadas por um castelo do século XIII, faz imaginar um regresso a séculos passados.
O castelo, assente em rocha a 760 metros de altitude, mantém Sortelha intacta na sua feição medieval e fazia corresponder as suas necessidades defensivas e organização militar, bem marcado pelo perfil destacado da Torre de Menagem. Nos dias de hoje ainda é possível encontrar no seu interior a Cisterna, utilizada para o abastecimento de água, e uma Porta Falsa.
A zona urbana, pouco densa, é composta por quarteirões irregulares e estruturam-se a partir de um eixo principal que faz a ligação às várias portas da aldeia. Posso ainda destacar alguns dos locais mais significativos de Sortelha como o Largo do Corro, terreiro aberto imediatamente após a entrada nascente da aldeia onde se ergue também uma árvore secular, e o Largo do Pelourinho onde encontramos a antiga Casa da Câmara e Cadeia, o Pelourinho e a Porta de acesso ao interior do Castelo de Sortelha.
Ao longo do tempo, e desaparecidas as exigências defensivas, a população foi instalando uma estrutura semelhante fora das muralhas, em zona mais fértil e menos acidentada, não sofrendo do espaço limitado dentro de muros.
O QUE VER E EXPLORAR EM SORTELHA
Porta da Vila
Orientada para Nordeste, era a principal entrada e é ainda hoje em dia o sinal de boas vindas à aldeia. Com um arco apontado, foi construída numa fase posterior à muralha original, e onde se destaca o conjunto de pedras com siglas que estão nas pedras quadrangulares exteriores da muralha, particularmente no lado direito.
Antiga Casa da Câmara e Cadeia
No mesmo largo do Pelourinho está também a antiga Casa da Câmara e Cadeia, e a sua construção remonta também ao século XVI, tendo em conta as armas manuelinas e a datação atribuída ao Pelourinho. Este edifício de 2 pisos foi em tempos utilizado como Cadeia, no piso inferior, e Câmara, no piso superior. Curiosamente, o piso inferior é encravado na muralha. Em 1855 com a extinção do concelho de Sortelha, o edifício foi transformado em escola primária, recentemente desativada. Atualmente funciona no edifício a Junta de Freguesia.Pelourinho
No largo com o seu nome, o Pelourinho Manuelino foi mandado construir no século XVI (1510) por D. Manuel. Tem 6 degraus octogonais, sem base na coluna, e o capitel é canelado com secção circular. No topo é visível uma esfera armilar alongada atravessada por um espigão em ferro.Castelo de Sortelha e Muralhas
A uma altitude de 760 metros, o Castelo é visível de bem longe. As suas origens remontam ao século XII, tendo sido mandado construir por D. Sancho I. A sua localização permite-lhe um controlo de todo o vale.
Possui duas portas: a Porta do Castelo e a Porta Falsa. A primeira apresenta balcão com mata-cães e, ao lado, as armas reais de D. Manuel I com esferas armilares. Tradicionalmente este balcão é apelidado de Varanda de Pilatos.
As tropas napoleónicas passaram por Sortelha e, na sequência dos combates que aqui travaram, dinamitaram parte da muralha do castelo.
O Castelo de Sortelha foi designado Património Nacional em 1910.
Nas muralhas de Sortelha encontramos 4 entradas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila e outra Porta Falsa junto ao Castelo. É possível subir a muralha e percorrer grande parte da mesma. Eu subi junto ao Jardim do Anel e fui até à Torre do Facho. As vistas sobre a aldeia e para o exterior valem o passeio.
O perímetro amuralhado da aldeia apresenta um traçado oval irregular e é possível ver em vários locais que a muralha assenta diretamente na rocha.
Porta do Castelo
A porta do Castelo está virada para Oeste, para o largo central da aldeia, onde encontramos também a antiga Casa da Câmara e Cadeia com o Pelourinho, mas bastante mais elevada. O arco de volta perfeito é em parte talhado na rocha e apresenta marcas de canteiro, praticamente irrepetíveis na aldeia, e também uma cruz na ombreira direita.
Jardim do Anel
Diz-se que o nome Sortelha deriva da palavra castelhana “sortija”, usada para designar um anel, e que poderá estar diretamente relacionado com um jogo antigo onde os cavaleiros tinham de fazer com que as setas passassem no centro de um anel. O próprio brasão de armas de Sortelha é composto por um castelo e um anel.
O Jardim do Anel é um pequeno espaço junto às muralhas, do lado esquerdo de quem sobe, depois de passar no largo do Pelourinho, e onde é possível avistar algumas esculturas em pedra onde se inclui, claro está, um anel.
Igreja Matriz / Igreja de Nossa Senhora das Neves
A Igreja Matriz (também conhecida por Igreja de Nossa Senhora das Neves) apresenta uma fachada muito bem preservada. Data originalmente do século XIV, foi alvo de remodelações durante o século XVI.
Na parede lateral da capela-mor existe uma imagem gótica de Nossa Senhora das Neves com o menino ao colo. A cabeça desta imagem foi decepada, segundo diz a lenda, por um soldado napoleónico que se queria certificar se a imagem seria de ouro.
Localizada no Largo da Igreja, a caminho da Porta Nova, tem uma torre sineira, um passo da Via Sacra e algumas Sepulturas Antropomórficas escavadas na rocha.
Os adros das Igrejas foram, durante muitos séculos, lugares privilegiados para enterrar os defuntos. Era uma prática comum que confirma a antiguidade destes templos. As sepulturas foram sendo abertas no afloramento granítico e algumas perduram atualmente bem conservadas, apresentando morfologia antropomórfica, oval ou retangular.
Existem de tamanho adulto e infantil. Com a colocação de pavimento muitas ficaram infelizmente soterradas.
Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia, ou Igreja de Santa Rita ou de São João, fica localizada no exterior do recinto amuralhado, e tem origens medievais. Em 1626, ano em que terá sido ampliada, foi transferida para este edifício e a atribuição do nome de Santa Rita terá relação, muito provavelmente, com a grande devoção da população a esta santa e à existência de uma imagem da mesma num dos altares da igreja.
O edifício encontra-se em ruínas há mais de 50 anos e atualmente não possui cobertura. Tem uma sacristia adossada do lado Sul e ainda tem a armação em ferro forjado do seu primitivo campanário.
Cabeça da Velha
Sortelha é uma região de relevo acidentado e de pouco ou nenhum revestimento vegetal abundando as formações graníticas de aspeto bizarro ou curioso, modeladas pela erosão natural, chuva e vento, adquirindo depois formas e feitios que fazem a nossa imaginação sonhar com o cenário envolvente a Sortelha.
Muitas possuem diversos topónimos sugestivos associados e até algumas lendas. Uma das mais conhecidas é a Cabeça da Velha, pela sua fisionomia que lembra um rosto envelhecido pela idade.
Porta Nova
Era nas imediações desta porta que decorria o mercado medieval e contrariamente ao que o nome indica, das 3 portas, esta é a mais antiga. Tem na lateral externa gravadas duas antigas medidas praticadas nos mercados e feiras: o côvado (66cm) e a vara (110cm).
Casa Árabe
Perto da Porta Nova e da Torre do Facho, na Rua da Mesquita, encontramos a Casa Árabe. É uma casa simples de arquitetura tradicional, de um só piso, de planta em L e regular. No lintel podemos ver a inscrição “JHVS Ave Maria”.
A sua datação deverá recuar ao século XIV, tendo em conta as ombreiras biseladas da porta e a inscrição em gótico.
Passos da Via Sacra
No século XVIII, mais especificamente em 1742, foram edificados cinco Passos da Via Sacra, semelhantes entre si com motivos decorativos de influência barroca, espalhados pela povoação, sempre adossados a paredes: a Capela de São Sebastião, pano de muralha na Porta da Vila, entrada do castelo no Largo do Pelourinho, cabeceira da Igreja Matriz e outro junto à Porta Falsa, na Rua Dá Mesquita.
Torre Sineira
A Torre Sineira encontra-se na estrada que dá acesso à entrada principal da muralha.
Localizada no topo de um penedo é acessível através de um caminho de pedra e umas escadas esculpidas na rocha. Subir até junto desta torre é garantia de uma vista fabulosa sobre Sortelha e os vales que a rodeiam.
Explora ainda…
Torre do Facho
Na face voltada a Poente está localizada a única torre adossada à muralha para melhor flanquear e controlar o acesso ao interior da aldeia. Esta torre aumentou consideravelmente o campo de visão da fortificação para toda a região da transição da Meseta para a Cova da Beira, até à Serra da Estrela e à Beira Baixa, possibilitando o contacto visual com os Castelos envolventes de Belmonte, Covilhã e Monsanto, ficando assim o nome de Torre do Facho.
Tem cerca de 10 metros de altura e pode ser alcançada ao percorrermos a muralha. Eu subi perto do Jardim do Anel, mas é preciso muito cuidado porque não há qualquer proteção. Tanto a vista para a aldeia como para todo o seu redor, são fantásticas.
Conteúdo selecionado para o artigo “Os melhores blogs portugueses de viagem”,
publicado pela editora educativa Twinkl.
ONDE DORMIR EM SORTELHA
São 3 casas rústicas e renovadas com paredes de pedra que podem acomodar até 10 hóspedes. Tem acesso Wi-Fi gratuito. As unidades climatizadas possuem uma cozinha com um micro-ondas, uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo, e uma sala de estar. Dispõe ainda de um terraço.
São 2 casas auto-suficientes, com paredes em pedra, situadas numa fazenda tradicional que data de 1768. Cada casa tem uma área de estar com um sofá e uma casa de banho privativa com chuveiro. Inclui cozinha, equipada com micro-ondas, torradeira e utensílios de cozinha. Tem também um parque infantil e possibilidade de churrascos.
Com piscina privada, vista para a montanha e um pátio. O alojamento fica a 42 km de Manteigas e os hóspedes beneficiam de estacionamento privado no local e de acesso Wi-Fi gratuito. Inclui 2 quartos, uma sala de estar, uma cozinha equipada com uma área de refeições e 2 casas de banho com um chuveiro e uma máquina de lavar roupa.
Ver outros Alojamentos em Sortelha (+5).
LOCALIZAÇÃO DA ALDEIA DE SORTELHA
Coordenadas Google Maps: 40.3318867,-7.2106433 | Sortelha no Google Maps
Coordenadas GPS: 40°19’54.8″N 7°12’38.3″W
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
4 comentários
Este artigo foi mesmo muito útil para conseguir planear a minha visita!
Alías, o seu blog é um dos melhores blogues de viagens que já tive o prazer de ler. Tenho pena não o ter descoberto mais cedo!!
Obrigada por todo o trabalho e atenção ao detalhe para partilhar a sua experiência e facilitar a minha vida.
Continuação de muitas viagens!
Alexandra, muito obrigado pelas palavras 🙂
Me ha encantado leer tu blog. ¡Ese lugar se ve hermoso!
É sim, um lugar com história em cada rua 🙂 Obrigado pelo comentário