O Mosteiro de Santa Maria das Júnias está localizado no fundo de um vale, dois quilómetros a Sul da aldeia Pitões das Júnias, província de Trás-os-Montes. Pertence ao distrito de Vila Real, concelho de Montalegre, na zona Este do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Embora possa ser visto de cima, junto ao local onde o carro fica estacionado, o acesso só pode ser feito a pé, num percurso bastante irregular de lajes de pedra, que nos conduz até ao vale da Serra da Mourela.
Recomendação: Não se esqueçam da câmara no carro como eu fiz, obrigando-me a subir duas vezes o acesso que não é nada fácil.
Já chegado ao fundo do vale, o Mosteiro de Santa Maria das Júnias, que alguns estudiosos dizem ser datado de 1147, encontra-se em ruínas. De todo o conjunto, a igreja é a única que parece conservada. Em seu redor poderão ainda encontrar ruínas das arcadas do claustro e outras pequenas edificações rodeadas de vegetação.
Este mosteiro destinava-se a albergar frades beneditos, tendo sido entregue, durante o século XII, à Ordem de Cister. Foi abandonado no ano de 1834, após a extinção das ordens religiosas em Portugal, tendo deflagrado um incêndio no local alguns anos depois.
Hoje em dia, a 15 de Agosto, ainda se assiste à romaria dos habitantes de Pitões das Júnias e das povoações vizinhas.
Algumas placas alertam para possíveis acidentes, uma vez que toda a área parece abandonada, mas vale a pena a visita.
Localização do Mosteiro de Santa Maria das Júnias
Coordenadas Google Maps: 41.83111, -7.94254 | Mosteiro de Santa Maria das Júnias no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 49′ 51.996″ N 7° 56′ 33.144″ W