A Cascata do Arado está situada em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês. É uma das maiores e mais famosas quedas de água do Parque. Localizada no Rio Arado, perto da aldeia da Ermida e do Miradouro Pedra Bela, o acesso é feito por uma estrada florestal, de areia, rodeada de vegetação abundante.
Pelo menos no Verão, não é muita a água a correr no rio, mas há sempre alguém a experimentar um banho de água fresca e cristalina do rio.

Situada a uma altitude de cerca de 900 metros, cria uma sucessão de cascatas únicas por entre as rochas. Do lado direito do rio (olhando a norte), existem uma série de degraus que nos levam a um pequeno miradouro no topo para contemplar a cascata por entre toda a vegetação.
É um bom local para observar a queda de água mas que pode ser dificultada em meses de vegetação densa, mas é o acesso mais fácil e rápido.
O acesso à base da Cascata do Arado pode ser feito através desse miradouro, mas é um acesso bastante perigoso e íngreme, que só mesmo os mais aventureiros, mas cuidadosos, descem.
O melhor acesso é pela ponte, junto ao local onde se deixa o carro, e é possível chegar à base da cascata por entre pedras fugindo às pequenas poças de água que se vão formando.





Localização da Cascata do Arado
Coordenadas Google Maps: 41.72379, -8.12986 | Cascata do Arado no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 43′ 25.644″ N 8° 7′ 47.496″ W
Pesquisar Alojamento no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.
1 comentário
[…] Cascata do Arado, Gerês, […]