A Cascata do Arado está situada em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês. É uma das maiores e mais famosas quedas de água do Parque. Localizada no Rio Arado, perto da aldeia da Ermida e do Miradouro Pedra Bela, o acesso é feito por uma estrada florestal, de areia, rodeada de vegetação abundante.
Pelo menos no Verão, não é muita a água a correr no rio, mas há sempre alguém a experimentar um banho de água fresca e cristalina do rio.
ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR: TOP10 a não perder no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Situada a uma altitude de cerca de 900 metros, cria uma sucessão de cascatas únicas por entre as rochas. Do lado direito do rio (olhando a norte), existem uma série de degraus que nos levam a um pequeno miradouro no topo para contemplar a cascata por entre toda a vegetação.
É um bom local para observar a queda de água mas que pode ser dificultada em meses de vegetação densa, mas é o acesso mais fácil e rápido.
O acesso à base da Cascata do Arado pode ser feito através desse miradouro, mas é um acesso bastante perigoso e íngreme, que só mesmo os mais aventureiros, mas cuidadosos, descem.
O melhor acesso é pela ponte, junto ao local onde se deixa o carro, e é possível chegar à base da cascata por entre pedras fugindo às pequenas poças de água que se vão formando.
ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR: Mosteiro de Santa Maria das Júnias, Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Localização da Cascata do Arado
Coordenadas Google Maps: 41.72379, -8.12986 | Cascata do Arado no Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 43′ 25.644″ N 8° 7′ 47.496″ W
Uma resposta