A Cascata do Rio Homem, mais conhecida por Cascata da Portela do Homem, é a minha recordação de infância mais marcante do Parque Natural da Peneda-Gerês. Ainda me lembro da primeira que visitei aquele local de águas em tons de azul-esverdeado. É talvez a cascata mais procurada em todo o Parque, e a afluência de turistas no verão comprova isso.
Esta cascata está localizada a dois quilómetros da Portela do Homem, passo de montanha sobre a fronteira Portugal-Espanha situado a 822 metros de altitude, numa garganta que desce para a Galiza. Para lá chegar, das Caldas do Gerês, devem seguir em direcção à fronteira da Portela do Homem. O lugar não vale só pela cascata e lagoas, mas também por toda a beleza da Mata da Albergaria que acompanha a viagem até lá.
No verão não costuma ser permitido o estacionamento de veículos junto à ponte de acesso à cascata sendo obrigatório subir até ao parque de estacionamento e depois descer, a pé, até encontrar novamente a ponte de acesso à cascata.
As águas cristalinas, provenientes do Rio Homem, formam várias lagoas de águas límpidas, puras e profundas que muitas vezes só se vê em filmes, e onde só os mais corajosos mergulham saltando dos penedos em seu redor.
Esta é sem dúvida uma paragem obrigatória, e quase que diria que é crime deixar o fato de banho em casa.





Localização da Cascata da Portela do Homem
Coordenadas Google Maps: 41.80359, -8.12824 | Google Maps
Coordenadas GPS: 41° 48′ 12.9″ N 8° 07′ 41.7″ W