No topo da Montanha do Pico, nos Açores, uma pedra redonda colocada num monte, também de pedra, chamou-me a atenção no meio de tanto nevoeiro, chuva e muito frio. Parecia uma cara… Um sorriso de pedra…
Confesso que uma das primeiras imagens que me passou pela cabeça foi a do filme Cast Away (Náufrago) de Tom Hanks, onde arranja como companhia o “Wilson”, que não é nada mais que a sua mão marcada numa bola de voleibol que formou, acidentalmente, uma cara sorridente.
Na altura não percebi o significado de estar ali aquela cara esculpida na pedra, mas registei na mesma o momento porque fiquei curioso e quis saber o que significava e porque estaria ali naquele local.
Ainda na Ilha do Pico descobri, por acaso, um pequeno folheto que descrevia o que procurava saber… Trata-se então de um projecto de Helena Amaral, artista e professora na Escola Cardeal Costa Nunes, que vive na ilha há 27 anos, e realiza trabalhos na pedra da ilha depois de uma fase dedicada à pintura.
fonte facebook.com/sorrisosdepedra
São mais de 70 esculturas em pedra espalhadas por 20 localidades da Ilha do Pico para fazer as pessoas sorrir enquanto visitam esses mesmos locais… sem dúvida uma excelente ideia. O nome do projeto é Sorrisos de Pedra.
Na minha foto posso não estar muito sorridente mas tendo em conta as condições climatéricas, foi o melhor que consegui…
Deixo-vos as localidades onde se encontram estes sorrisos de pedra, e um pequeno texto escrito pela própria artista para descrever o projecto. Para mais informações, ou verem mais fotos do projecto, podem seguir o link para o Facebook do projecto em http://www.facebook.com/sorrisosdepedra
1. Pico
2. Quinta das Rosas
3. MiratecArts Estádio Municipal da Madalena
4. Jardim dos Maroiços
5. Centro de Saúde da Madalena
6. Gruta das Torres
7. Casa do Missionário
8. MiratecArts Galeria Costa
9. Oficina D’artes Manoel Costa
10. Parque Florestal de São João
11. Aldeia da Fonte
12. Miradouro das Ribeiras
13. Cavalariça
14. Barro & Barro
15. Miradouro da Terra Alta
16. Escola de Artesanato
17. Parque Florestal da Prainha
18. Corre Água
19. Casa Preta de Fátima Madruga
20. Sede do Parque Natural do Pico
fonte facebook.com/sorrisosdepedra
No folheto dos Sorrisos de Pedra que encontrei pode ainda ler-se…
É no rosto, no olhar, no sorriso de cada um de nós que as emoções explodem, desenham e gravam as rugas das alegrias e tristezas da vida. Sorrir é comunicar sentimentos intimos e privados, é partilhar silêncios e olhares que só o rosto pode divulgar. Sorrisos de Pedra pretende oferecer o enorme potencial que é o sorriso nos trostos das crianças, dos adultos e dos mais velhos…
Helena Amaral, artista
ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR: Açores: Subida à Montanha do Pico.