Uma Viagem por Portugal para o Fã de Futebol

por Nuno Madeira
0 comentário

Portugal possui uma tradição futebolística quase ímpar no mundo, a qual demonstra com particular orgulho.

Não é por mero acaso que muitos visitantes estrangeiros se demonstram fascinados pela paixão demonstrada por adeptos e simpatizantes quando nos têm como um povo comedido até ao momento em que vemos a bola rolar.

Cada pequena povoação do País vê no clube local um orgulho quase inexplicável ligado às suas próprias raízes.

Com clubes quase tão antigos como a própria fundação da modalidade, o visitante vai certamente encontrar por todo o País locais de culto ao futebol, experiências memoráveis e estádios que são verdadeiros hinos à arquitetura.

Para os que realmente desejam saber mais acerca da rica história dos clubes nacionais, fará parte da aventura selecionar entre excelentes alojamentos para permanecer pelo menos por alguns dias em cada localidade visada.

Estádios em Lisboa

Casa do S.L. Benfica, o Estádio da Luz, também conhecido por “A Catedral”, é um dos mais icónicos locais para amantes do futebol.

Tem capacidade para albergar cerca de 65.000 espectadores e foi inaugurado em finais de 2003, a tempo do Campeonato da Europa de 2004 que se realizou em Portugal, em linha como praticamente todos os grandes e modernos estádios do País.

O visitante pode dedicar algum tempo ao Museu Cosme Damião que retrata alguns dos feitos históricos do clube, desde a conquista de troféus Europeus à carreira de um dos maiores ícones do futebol de todos os tempos, Eusébio da Silva Ferreira.

Ainda em Lisboa, o Estádio Alvalade XXI, casa do Sporting C.P. oferece cerca de 50.000 lugares sentados e o Museu Sporting retrata a rica história do clube em inúmeras competições nacionais e internacionais.

É também sugerido ao visitante deleitar-se com o Estádio do Restelo, casa do histórico clube Os Belenenses e da sua antiga história, sem deixar perder a oportunidade de visitar o Estádio Nacional do Jamor, exemplo de uma arquitetura de tempos passados, mas também palco por excelência da Final da Taça de Portugal anualmente.

Visita ao Estádio da Luz - Sport Lisboa e Benfica | Diário do Viajante

Estádios a Norte

Mais a Norte, encontramos na rivalidade para com os clubes de Lisboa, o belíssimo Estádio do Dragão.

Casa do F.C. Porto, é um dos mais icónicos lugares dedicados ao Futebol não só na cidade do Porto, mas em todo o país e com uma arquitetura única, este moderno Estádio alberga cerca de 50.000 espectadores.

No Museu FC Porto poderá o visitante ficar a saber mais acerca das glórias do clube, bem como admirar os troféus Europeus e Mundiais conquistados pelo mesmo.

Seguindo a rota mais a Norte, é em Braga que encontramos um dos mais fantásticos e únicos Estádios do mundo.

Conhecido como “A Pedreira”, é representação de uma arquitetura verdadeiramente arrojada e sublime. Não sendo o maior dos Estádios portugueses, com cerca de 30.000 lugares sentados, impressiona certamente pela forma ímpar como foi erguido.

Uma Viagem por Portugal Para o Fã de Futebol | Conselhos e Dicas
fonte: https://commons.wikimedia.org/

Estádios no Sul

Ao Sul, temos nos arredores de Faro o Estádio Algarve.

Não sendo casa atualmente para nenhum clube de grande envergadura nacional, é ainda assim, um excelente exemplo de arquitetura com os seus 30.000 lugares sentados.

Ainda que outros estádios existam na região, nomeadamente o antigo estádio do Farense ou a atual casa do Portimonense, o visitante pode e deve ainda aproveitar o que o Algarve de melhor oferece, nomeadamente no que respeita à vida noturna, gastronomia ou até mesmo as suas belíssimas praias.

Estádios nas Ilhas

Nas ilhas, destaca-se sem dúvida o Funchal na Madeira, onde podemos encontrar o famoso CR7 Museu, dedicado à carreira do astro do futebol mundial, Cristiano Ronaldo.

A Madeira consegue com bastante frequência estar representada nos escalões mais elevados do futebol Nacional e têm em Cristiano Ronaldo a sua maior bandeira e orgulho insular. É também aqui que pode aproveitar o seu clima ameno, simpáticas gentes e abundante beleza natural.

Em todos estes grandes centros que tanto apelam ao futebol, o visitante poderá não apenas encontrar restaurantes e bares que demonstram apoio efusivo aos clubes da sua terra, mas encontrará também uma diversificada oferta cultural e lúdica que agradará bem para além do esférico.

0 comentário

Publicações semelhantes

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo