Viajar de automóvel por Espanha a partir de Portugal é uma das melhores formas de desfrutar de umas férias inesquecíveis.
Proporciona-nos a liberdade de escolher que lugares visitar, quando o fazer e por quanto tempo, e muitas vezes permite-nos descobrir lugares encantadores que estão completamente fora das rotas turísticas habituais.
No entanto, as surpresas nem sempre são agradáveis, por isso partilho consigo algumas recomendações a ter em consideração antes de embarcar numa viagem de automóvel:
Planeia a rota com antecedencia
Não queiras abranger muito em pouco tempo. Organiza pausas para comer e descansar e mantém o GPS pronto. Se esta é a tua primeira vez a viajar de carro por Espanha, podes considerar uma destas rotas:
Ruta Porto – Santiago de Compostela:
Esta rota tem uma duração de duas horas, isto é, cerca de 230 quilômetros pela autoestrada A3. A portagem custa 23,10 euros. Se viajares pela A-52, a viagem dura mais 40 minutos e a portagem é um pouco mais barata: 15,95 euros. Podes aproveitar a viagem para fazer uma paragem em Vigo e Pontevedra, que ficam no caminho.
A partir daí, poderias dar um salto até Finisterre, considerado o “cabo do fim do mundo”, apelidado assim pelos romanos, que acreditavam que a partir desse ponto só havia água. Está apenas a 1 hora de distância. Também poderias visitar Betanzos, a apenas 44 minutos, para saborear a melhor tortilha espanhola da Península Ibérica. Ao lado está A Corunha, por isso, poderias aproveitar para visitá-la também.
Ruta Lisboa – Badajoz – Sevilha:
De Lisboa a Badajoz são cerca de 2 horas e 30 a 3 horas, dependendo da autoestrada que escolheres. Se optares pela Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, o pedágio é de aproximadamente 17-18 euros. Se escolheres a Via IC 13 A6, o pedágio é de cerca de 3-4 euros, embora demore um pouco mais. O preço da gasolina fica em torno de 30-40 euros. Badajoz é uma cidade espanhola pouco conhecida.
O seu centro histórico, a Plaza Alta e a Alcazaba merecem uma visita. Além disso, poderás degustar a gastronomia da Estremadura. Nas proximidades encontra-se Olivença, uma vila que recomendamos visitar devido ao seu património monumental e cultural. A partir daí, podes continuar a tua viagem até Sevilha, fazendo paragens em Jerez de los Caballeros e Aracena, onde te aconselhamos a visitar a serra com o mesmo nome.
Ruta Porto – Salamanca:
A partir do Porto, podes descer até Aveiro e conduzir até Ciudad Rodrigo, uma encantadora vila declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1944, que fica no caminho antes de chegar a Salamanca. A viagem leva cerca de 3 horas para chegar a Salamanca. De Salamanca até Ciudad Rodrigo, são apenas uma hora de viagem. A rota mais rápida é pela Via A25 e o pedágio custa cerca de 13 euros.
Leva a documentação adequada
Certifica-te de levar o teu Cartão de Cidadão ou passaporte contigo, bem como a carta de condução. Verifica se tens o seguro em dia.
Leva dinheiro para as portagens
Tanto nas estradas de Espanha como de Portugal, podes encontrar portagens que terás de pagar. Em Espanha, encontram-se nas intersecções com outras estradas e poderás pagar em dinheiro, com cartão ou eletronicamente através do sistema de portagem eletrónica VIA-T.
Informa-te sobre locais para abastecer
Ao longo da tua rota, encontrarás facilmente locais para abastecer. As principais autoestradas e estradas em Espanha têm estações de serviço regulares onde poderás abastecer, fazer uma pausa e descansar. Além disso, encontrarás postos de gasolina em vilas e cidades. No entanto, certifica-te de que tens combustível suficiente no depósito para evitar contratempos.
Planeia pausas
Tenta fazer pausas regulares a cada 200-300 quilómetros para esticar as pernas e dar um passeio. Existem inúmeras estações de serviço com restaurantes e cafés ao longo de todo o território espanhol. Encontrarás sinalizações na estrada. Além disso, em algumas delas, poderás desfrutar de um menu realmente bom.
Utiliza o transporte público nas cidades
Nas cidades como Madrid, Alicante, Sevilha, Barcelona ou Málaga, pode ser mais complicado encontrar estacionamento gratuito nas áreas centrais. Será mais fácil fazê-lo em áreas afastadas do centro e, a partir daí, deslocar-se de transporte público. No entanto, poderás encontrar estacionamentos pagos nas áreas centrais de muitas cidades, onde poderás deixar o carro por algumas horas.
Se pretenderes estacionar por alguns dias, poderás considerar estacionar em alguns dos estacionamentos privados localizados perto dos aeroportos, uma vez que os preços são bastante mais económicos do que os estacionamentos da cidade e permitem estadias de longa duração. Na Vuelapar, poderás encontrar boas tarifas de estacionamento na maioria dos aeroportos de Espanha.