O clima e a geografia em Myanmar

por Nuno Madeira
O clima e a geografia em Myanmar

O TEMPO E O CLIMA

A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA VISITAR MYANMAR

Myanmar tem um clima de monções com três estações principais. O período mais quente é entre Fevereiro e Maio, quando há pouca ou nenhuma chuva, e as temperaturas podem subir facilmente acima de 40°C.

A estação das chuvas é geralmente de Maio a Outubro, dando lugar a um clima seco e fresco de Outubro a Fevereiro.

As zonas costeiras e montanhosas têm significativamente mais chuvas que as zonas de planícies áridas centrais, onde estão incluídas Mandalay e Bagan. Na época das chuvas as estradas podem ficar intransitáveis pelo que é recomendável ter sempre alternativa nestas alturas.

Em geral, os melhores meses para visitar Myanmar são de Dezembro a Fevereiro. Uma grande desvantagem, para além do facto de que existem uma enorme afluência de turistas que esgotam os serviços e transportes, é que as viagens fluviais podem ser lentas já que os níveis da água são baixos.

Esta situação é particularmente notável em viagens longas, já que as balsas não podem viajar durante a noite com receio de ficarem presas em bancos de areia.

ÉPOCA ALTA (Dezembro a Fevereiro)
É o fim da estação das chuvas e as temperaturas já não são tão elevadas.
É recomendável reservar alojamento e transporte com bastante antecedência porque é a época mais movimentada para o turismo.

ÉPOCA INTERMÉDIA (Outubro e Novembro, Março e Abril)
De Março a Maio, as temperaturas em Yangon podem chegar facilmente aos 40ºC. As zonas em redor de Bagan e Mandalay são mais quentes. É mais frio nas cidades montanhosas do estado de Shan.
Para Abril, durante o Thingyan, é recomendado que sejam realizadas as reservas necessárias com antecedência uma vez que costuma esgotar.

ÉPOCA BAIXA (Maio a Setembro)
A monção de Sudoeste começa em meados de Maio e atinge o pico de Julho a Setembro.
A zona seca entre Mandalay e Pyay recebe menos chuva. Em alguns momentos a intensidade da chuva pode tornar as estradas intransitáveis nas áreas mais remotas.

 

VESTUÁRIO RECOMENDADO

Algodão leve e linho são os mais recomendados durante a maior parte do ano.

Um impermeável leve é também recomendado durante as épocas de chuva.

As roupas mais quentes são aconselhadas para a estação mais fria porque em algumas noites a temperatura baixa consideravelmente, principalmente nas zonas montanhosas, ou nas viagens para o Inle Lake.

Também é uma boa ideia ter roupa para se proteger durante as viagens de autocarro, ou usar os cobertores que alguns fornecem, pois os motoristas tendem a abusar da temperatura baixa e da intensidade do ar condicionado.

O clima e a geografia em Myanmar

GEOGRAFIA

Myanmar tem uma forma que se assemelha a um diamante, com uma longa cauda em Sudeste, e se estende por 925 km de Leste a Oeste, e de 2100 km de Norte a Sul.

Tem como fronteiras a China, Laos e Tailândia a Leste, Bangladesh e Índia a Norte, e o Oceano Índico a Oeste e Sul.

O rio Irrawaddy atravessa o centro do país e divide-se mais a Sul. Yangon fica ao lado de uma das suas ligações para o Oceano Índico.

A Norte dessa divisão encontra-se a bacia do rio Irrawaddy e as planícies áridas do centro de Myanmar, que são protegidas por montanhas em forma de ferradura que se elevam a mais de 3000 metros.

A Oeste ficam as montanhas Arakan e as montanhas Chin, Naga e Patkai. As colinas Kachin estão a Norte e a Leste fica a região montanhosa Shan, que se estende até às cordilheiras costeiras de Tenasserim.

A zona montanhosa Kachim inclui a montanha mais alta do Sudeste Asiático, Hkakabo Razi, que atinge os 5881 metros.

A agricultura é praticada intensivamente por toda a região central de Myanmar e na zona montanhosa Shan as frutas, legumes e culturas cítricas abundam.

Grande parte da terra e das montanhas é coberta floresta tropical, embora essa cobertura tenha sido reduzida pela extração extensiva de madeira.

0 comentário

Publicações semelhantes

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo