HISTÓRIA DE MYANMAR
Conhecida como Birmânia (Burma) sob o domínio colonial britânico, um nome ainda usado por muitos governos estrangeiros, Myanmar foi povoada por três ondas de migração: pelo povo Hmon que é hoje o Camboja, pelos Mongóis do Leste dos Himalaias, e, finalmente, pelos povos tailandeses do Norte da Tailândia.
O primeiro estado unificado foi fundado em Pagan (agora Bagan) em 1057, mas a capital foi devastada por Kublai Khan em 1287.
Uma sucessão de dinastias surgiu ao longo do rio e Irrawaddy, antes da chegada dos britânicos, conquistando o sul do país em 1852. Após a queda de Mandalay, em 1886, a Birmânia tornou-se uma província da Índia britânica, marcando o início de um conturbado período colonial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses expulsaram os britânicos da Birmânia, mas a oposição à ocupação japonesa cresceu rapidamente. O general birmanês Aung San liderou uma revolta contra as forças de ocupação, e Myanmar conquistou a sua independência em 1948.
Em 1962 um golpe militar abriu portas para o regime do general Ne Win, que impôs uma ditadura socialista totalitária. Em 1988, após anos de políticas pouco consensuais e isolacionismo, uma revolta popular de estudantes e monges budistas foi brutalmente reprimida, com milhares de mortos. Ne Win renunciou o seu título de oficinal, mas continuou exercendo uma considerável influência no novo Conselho de Restauração da Lei e Ordem do Estado (SLORC).
Diversos movimentos de resistência encontraram em Aung San Suu Kyi uma porta-voz, educada no Ocidente, filha de Aung San, que obteve uma convincente vitória na primeira eleição birmanesa, realizada em 1990, como chefe da Liga Nacional para a Democracia (NLD).
O resultado foi ignorado pela junta e Suu Kyi iniciou um período de 15 anos de perseguição e prisão domiciliária.
Os problemas do país continuaram com a Revolução Açafrão (Saffron Revolution) de 2007, onde o protesto sobre os preços dos combustíveis foram reprimidos, com a morte e prisão de milhares de pessoas. Depois das eleições gerais, que foram boicotadas pelo NLD, Thein Sein foi eleito Presidente de Myanmar, mas o poder real continuou a residir com os militares.
Aung San Suu Kyi foi libertada em 2010 e muitas sanções contra Myanmar foram abandonadas em 2012, mas uma nova onda de violência começou com tumultos contra a minoria muçulmana Rohingya. Novas eleições em Novembro de 2015 foram ganhas pelo NLD, com uma transição para o governo civil a ocorrer em Janeiro de 2016.
SABIAS QUE:
Myanmar é um dos três únicos países que não adotam o sistema métrico?
A medida local de peso é o Peiktha.
O povo birmanês usa uma pasta amarela feira de casca de árvore nos seus rostos como protetor solar?
Com o nome de Thanaka, além da beleza estética, thanaka também proporciona uma sensação refrescante e protege contra as queimaduras solares. Acredita-se ainda que ajuda a remover o acne e a promover a pele lisa. Os ingredientes ativos de thanaka são cumarina e marmesina.
Embora Myanmar seja maioritariamente budista, os habitantes locais também veneram espíritos animistas conhecidos como “nats”, que acreditam residir no Monte Popa.

LÍNGUA EM MYANMAR
A língua oficial em Myanmar é o birmanês, mas também há muitos outros dialetos e idiomas. O inglês é falado nos círculos de negócios e nas áreas mais turísticas, embora algumas palavras em birmanês sejam apreciadas.
Mesmo em alguns hotéis tivemos alguma dificuldade porque nem todos conseguem falar minimamente inglês, ou quando falam, não é de todo percetível o que pretendem dizer.
CULTURA EM MYANMAR
RELIGIÃO EM MYANMAR
Cerca de 89% da população é Budista Teravada. Os restantes são Hindus, Muçulmanos, Cristãos e Animistas.
Muitos budistas também possuem algumas crenças animistas, incluindo a adoração de nats (espíritos) que são racionalizados como sendo discípulos do Buda.

CONVENÇÕES SOCIAIS EM MYANMAR
O cumprimentar com um aperto de mão é a forma normal de saudação, mas apenas com a mão direita; a mão esquerda está associada à higiene pessoal.
São usados normalmente os nomes completos, precedidos por U (pronunciado oo) no caso do nome de um homem mais velho ou mais respeitado, Aung para homens mais jovens e Ko para homens adultos; o nome de uma mulher é precedido por Daw. Não há nomes de família herdados.
Cortesia e respeito pela tradição e religião são esperados ao visitar o país, por exemplo, os sapatos e as meias deverão ser removidos antes de entrar em qualquer espaço religioso e é costume também tirar os sapatos ao entrar numa casa tradicional (hoje em dia nas habitações mais modernas é provável que não aconteça, ou então apenas ao entrar para os quartos).
Ao sentar, evite apontar os pés em direção das pessoas ou na direção das imagens de Buda, pois é considerado ofensivo.
Os vestidos devem ser modestos, evitando decotes, saias curtas ou ombros a descoberto nas mulheres, e nos homens em alguns locais não é permitido calções com corte acima dos joelhos.
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.