Cuidados Médicos e Vacinas para Visitar Myanmar

Quais os cuidados médicos ao visitar Myanmar. Quais as vacinas que deve ter em dia, que medicação deverá levar e alguns conselhos e dicas sobre a comida para que a sua viagem não se torne num pesadelo.
Cuidados Médicos e Vacinas | Myanmar

Fora da capital e de Yangon a rede sanitária é precária. É recomendável a prevenção contra a malária.

É também recomendável a subscrição de um seguro de saúde com cobertura neste país e que preveja a possibilidade de evacuação sanitária.

PRECAUÇÕES ESPECIAIS
Febre-Amarela NÃO*
Malária EM ALGUNS LOCAIS
Raiva EM ALGUNS LOCAIS
Tétano SIM
Febre Tifóide SIM
Hepatite A SIM
Difteria SIM

*apenas é exigida vacinação contra febre-amarela a visitantes provenientes de áreas infetadas.

PLANO DE SAÚDE

Confirme se o seu seguro de viagem ou seguro de saúde privado abrange todas as eventualidades de saúde em Myanmar – o sistema de saúde do país está longe de ser ideal e embora haja hospitais de padrão internacional em Yangon para grandes incidentes, uma evacuação aérea para os países vizinhos pode ser necessária.

CUIDADOS DE SAÚDE

Existem hospitais e clínicas em cidades e centros de saúde regionais em áreas periféricas, embora a qualidade dos cuidados de saúde seja geralmente baixa em Myanmar.

Muitos hospitais carecem de equipamentos e medicamentos básicos, uma situação que não é ajudada pelos altos níveis de corrupção, e as instalações de padrão internacional são escassas e caras.

O seguro de saúde que cobre a evacuação médica é altamente recomendado.

É aconselhável levar um remédio contra pequenos problemas de estômago e outras doenças básicas. Fale sobre isto na sua Consulta do Viajante.

Os farmacêuticos vendem a maioria dos medicamentos sem receita médica, mas pode não ser fácil encontrar o que procura.

VACINAS RECOMENDADAS

O comprovativo de vacinação contra a febre-amarela é necessário se tiver visitado um país na zona de febre-amarela (ou seja, África ou América do Sul) nos seis dias antes de entrar em Myanmar.

Não faça auto-medicação, marque uma Consulta do Viajante e fale com o médico sobre a sua condição atual e para onde vai viajar para que seja discutida a melhor maneira de profilaxia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as seguintes vacinas para viajantes em Myanmar:

Difteria e Tétano: Reforço único recomendado se não tiver sido realizado nenhum nos 10 anos anteriores.

Hepatite A: Garante quase 100% de proteção até um ano. Um reforço após 12 meses garante pelo menos mais 20 anos de proteção.

Hepatite B: Agora considerada rotina para a maioria das pessoas, é tomada ao longo de seis meses. Existe a possibilidade de tomar esta vacina num espaço temporal mais curto, assim como combinar com a vacinação da Hepatite A.

Sarampo, Papeira e Rubéola: São necessárias duas doses, a menos que tenha tido as doenças. Muitos adultos jovens precisam de um reforço.

Poliomielite: Não há casos relatados de pólio em Myanmar nos últimos anos. Os adultos precisam de apenas um reforço para proteção vitalícia.

Tifoide: Recomendado a menos que sua viagem seja menor que uma semana e apenas para cidades desenvolvidas como Yangon e Mandalay. A vacina oferece cerca de 70% de proteção, dura de dois a três anos e vem como uma única toma. Também existem comprimidos, mas a injeção é geralmente recomendada uma vez que também tem menos efeitos secundários. Se você não teve varicela, informe o seu médico da situação.

Cuidados Médicos e Vacinas | Myanmar

COMIDA E BEBIDA

Toda a água deve ser considerada como potencialmente contaminada.

Embora seja altamente recomendável usar água fervida ou esterilizada para beber, escovar os dentes ou fazer gelo, não foi necessário recorrer a isso.

Ao contrário da índia, em Myanmar a água parece em muito melhores condições. Ter cuidados básicos como beber de garrafas seladas e não ingerir água das torneiras foi suficiente para mim.

O leite não é pasteurizado e deve ser fervido. Evite produtos lácteos que possam ter sido feitos a partir de leite não fervido.

Apenas coma carne e peixe bem cozidos. Legumes devem ser cozidos e frutas descascadas.

Há quem evite a comida birmanesa para o jantar, já que o caril é normalmente cozido de manhã e depois deixado em recipientes abertos ao longo do dia.

Os pratos chineses como massas/ noodles, por outro lado, geralmente são preparados na hora.

OUTROS RISCOS

As vacinas contra a Encefalite Japonesa, Tuberculose e Hepatite B são por vezes recomendadas.

A malária é considerada um risco em todo o país, exceto em Yangon ou Mandalay.

Consulte um médico ou marque uma Consulta do Viajante para aconselhamento.

Seja como for, tome precauções para evitar picadas de mosquito. O uso de repelentes é altamente recomendado nas zonas do corpo a descoberto, mesmo durante a noite. Isto também é importante para prevenir dengue, uma doença grave que também é transmitida por mosquitos.

LISTA DE VERIFICAÇÃO ANTES DA VIAGEM

Acondicione os medicamentos nas suas embalagens originais, rotulados e com as instruções de uso.

Caso tenha alguma condição de saúde especial, leve uma carta assinada e datada do seu médico descrevendo essa condição incluindo os medicamentos que possa estar a tomar, incluindo também os nomes de genéricos.

Se você tiver um problema cardíaco, leve uma cópia do ECG tirada imediatamente antes de viajar.

Levar uma reserva da medicação que possa estar a tomar para eventuais perdas ou roubos.

Faça um seguro de viagem.

Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.

A melhor maneira de ajudar o blog Diário do Viajante é usares estes links para fazer as tuas reservas. Não vais pagar mais por isso, mas para manter o blog vai fazer muita diferença. Alguns links contêm inclusive promoções.

Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.

Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.

Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Uso sempre este portal de pesquisa.

Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.

Picture of Nuno Madeira
Nuno Madeira
Nascido em Junho de 1979, vive e cresceu em Lisboa, a cidade dos seus sonhos, recantos e paixões. A primeira grande viagem aconteceu em 2004, à Escócia, e desde aí a vontade de visitar e conhecer outros lugares, outras pessoas e costumes tem vindo a aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *