Sidi Bou Said no cimo da colina

por Nuno Madeira
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante

A aldeia de Sidi Bou Said, no cimo de uma colina, destaca-se de toda a Tunísia pelas suas paredes caiadas de branco com portas e janelas azul-turquesa e uma imponente vista sobre o golfo de Tunes, que vale bem o esforço da subida por entre ruelas calcetadas cheias de comerciantes à espera de turistas para apresentarem jóias, frascos de perfume e óleos aromáticos. Parece uma Grécia que ainda não visitei. Sem dúvida um local a não perder numa visita à Tunísia.

Sidi Bou Said recebeu o nome de um Sufismo, Sidi Bou Said (1156-1231), que acabou por ali permanecer aquando o seu regresso da peregrinação a Meca. A aldeia, anteriormente conhecida por Jebel el-Manar, tornou-se então um centro sufista atraindo peregrinos de toda a Tunísia. Embora hoje em dia não se façam mais procissões ao túmulo do santo sufista, a campa e a mesquita continuam a ser visitadas pelos fieis muçulmanos.

O Café Sidi Chabaane, também conhecido por Café des Delices, é talvez o que têm melhor café em Sidi Bou Said com vista sobre toda a aldeia e golfo de Tunes. Não deixem de fazer uma visita e provem um copo de chá de menta e o tradicional miolo de pinhão, mas atenção, embora não tenha notado na altura, existem agora vários relatos no TripAdvisor que os preços estão excessivamente inflacionados.

A melhor altura para a visita talvez seja ao inicio do dia ou ao final do dia uma vez que com a chegada e partida constante de excursões, os turistas podem facilmente lotar o espaço. Quando lá estive, foi tão fácil perder a noção do tempo com aquela imensa vista sobre o golfo que o regresso foi feito à pressa por ruelas cheias de turistas em passeio ou nas compras, e mesmo assim fui o último a entrar na carrinha da excursão… Mas valeu o esforço, mesmo com a repreenda por parte do guia da excursão.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Antonine Baths, as Termas Romanas
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante

Um outro café também muito conhecido é o Café des Nattes, talvez mesmo o mais popular mas não com uma vista como o Café Sidi Chabaane. Situa-se onde outrora Hussain ben Ali Bei mandou construir uma mesquita no inicio do século XVIII. A entrada da mesquita era através de uma escadaria magnifica onde é hoje a entrada do café.

A aldeia Sidi Bou Said cresceu ao longo dos tempos em tamanho e beleza, enchendo-se de flores e paredes caiadas de fresco que reflectem a luz forte do meio-dia e permanece ainda hoje como uma aldeia de artistas, cheia de galerias e estúdios. O dia de verão em Sidi Bou Said só é quebrado por uma longa sesta, hora em que um longo e calmo silêncio se apodera das ruelas calcetadas onde as mulheres, envoltas em véus, desaparecem por de trás das portas azuis das casas. Se o calor não for muito intenso, é uma boa altura para explorar o centro da aldeia onde apenas os comerciantes mantêm as portas abertas.

As paredes caiadas de branco e as portas e janelas azul-turquesa devem-se ao barão d’Erlanger. À primeira vista parecem todas idênticas, mas não são. Todas elas diferem umas das outras em tamanho e ornamentação. Alguns dos motivos mais populares inscritos nas portas e janelas incluem lunares, estrelas e minaretes.

Sidi Bou Said é ainda conhecida pelas suas gaiolas de pássaros, infelizmente as mais bonitas não cabem na mala de viagem para trazer no regresso a casa, no entanto, existem versões mais pequenas que podem trazer como recordação. As gaiolas são feitas de arame e na maioria das vezes pintadas de branco. A forma das gaiolas assemelha-se aos gradeados curvos nas persianas de madeira das casas árabes tradicionais. Estas gaiolas são usadas pelos Tunisinos porque gostam de ter aves de estimação, ou então são usadas como elementos decorativos que podem encontrar nas entradas de hotéis, por exemplo.

ESTE ARTIGO TAMBÉM PODE INTERESSAR  Chott El Jerid, o lago salgado
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante
Tunísia: Sidi Bou Said | Diário do Viajante

Localização

Coordenadas Google Maps: 36.87009,10.351237 (Café des Delices)

2 comentários

Publicações semelhantes

2 comentários

Ana Beatriz Pereira Martins 8 Setembro 2017 - 9:44

Que paisagens mais giras. Só dá vontade de nos enfiarmos num avião!!

Participa no mega sorteio de regresso às aulas que está a decorrer no meu blog.

http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

Beijinhos

Responder
Nuno Madeira 8 Setembro 2017 - 10:10

Sem dúvida Ana Beatriz. Sidi Bou Said parece a um pedaço da Grécia em plena Tunísia. Penso que foi dos locais mais bonitos que visitei. Vou visitar o blog 🙂

Responder

Deixar um comentário

Envie este artigo a um amigo