A Tunísia cresceu muito em turismo nos últimos anos e na altura em que a visitei, em 2006, as duas grandes zonas turísticas eram Hammamet, no Norte, e a ilha de Djerba, no Sul. Hammamet fica na costa, a meio caminho entre Tunes e Sousse, onde estão situadas algumas das melhores praias da Tunísia.
Hammamet divide-se depois em duas zonas turísticas principais. A mais antiga, a Norte, que fica entre Hammamet e Nabeul, onde fiquei alojado, e a mais recente, a Sul, recebeu o nome de Yasmine Hammamet e fica a cerca de 10km do centro da cidade.

São zonas completamente equipadas e com excelentes praias de água limpa e patrulhas de policia. Na zona norte podem encontrar uma grande variedade de hotéis e restaurantes e é mais movimentada, com pequenos bares e vendedores de rua ficando mais próxima da cidade.
Yasmina Hammamet mantém um padrão mais elevado, tendo na sua maioria hotéis de quatro e cinco estrelas e a maior marina da Tunísia.
No século II, os Romanos estabeleceram uma colonia chamada Pupput, mais tarde habitada pelos normandos. Só nos anos vinte é que o lugar começou a aparecer no mapa, quando o milionário George Sebastian construiu uma villa no local mostrando assim o caminho para que outros o seguissem, e hoje, Hammamet atrai anualmente mais de meio milhão de visitantes.

Andar de táxi não é caro e é o recomendável para deslocações curtas como ir da zona de hotéis até ao centro. Não cometam o erro que cometi ao experimentar fazer esse percurso a pé sob o calor intenso de verão quando pensava que não seria longe.
Visitar Hammamet torna-se mais agradável ao final da tarde, quando as ruas e os cafés ficam cheios de pessoas que aparecem a seguir à sesta da tarde. Vale bem a pena explorar a Medina construída pelos Háfcidas, que inclui antigos banhos e lojas escondidas nas ruelas estreitas.
A Grande Mesquita e Kasbah estão estrategicamente situadas na entrada principal da Medina. Aproveitem o pôr-do-sol para beberem um chá perto da Kasbah à entrada da Medina, que é um lugar bastante agradável para relaxar.
Se quiserem explorar um pouco mais, as ruas principais são a Avenue Habib Bourguiba e a Avenue de la République, que é onde ficam a grande maioria das lojas, bancos e alguns dos melhores restaurantes e não há grande necessidade de um mapa detalhado já que se torna fácil entrar no ritmo das ruas estreitas e cheias de vendedores.




A Medina
A Bab el-Souk é a entrada principal para a Medina. Rodeada de muralhas altas, foi erguida em 904 d.C. e reconstruída no século XIII sob a dinastia Háfcida. Logo a seguir à entrada encontra os famosos vendedores de recordações em bancas coloridas e pequenas lojas cheias de tapetes, espelhos orientais e jóias antigas e imitações.
Os vendedores por vezes pressionam muito os turistas a entrar nas suas lojas dizendo que é só para verem e conhecer, mas se preferir não o fazer, faça-o de uma maneira delicada agradecendo o convite mas seguindo o seu caminho, afinal de contas esse é o dia-a-dia dos comerciantes. E lembre-se de regatear todos os preços de peças que quiser comprar. Eu consegui trazer um bom cachimbo de água a um bom preço adicionando também chicha e carvão ao negócio.

Mas atenção, certifiquem-se que tem espaço na bagagem para trazer de volta na viagem porque na altura muitas pessoas trouxeram cachimbos, a grande maioria apenas decorativos, e tiveram que pagar bagagem extra no aeroporto porque não cabiam nas malas e não podiam trazer na mão porque já tinham outras bagagens de mão.
Kasbah, o forte, construído no século XV ergue-se ao lado da entrada principal para a Medina. O acesso faz-se por escadas altas e o terraço superior tem uma vista magnifica sobre a praia e os telhados das antigas casas. Vale a pena visitar.



Localização de Hammamet, Tunísia
Coordenadas Google Maps: 36.394067, 10.613151 | Hammamet no Google Maps
Coordenadas GPS: 36°23’38.6″N 10°36’47.3″E
Café Sidi Bou Hdid em Hammamet www.sidibouhdid.com
Coordenadas Google Maps: 36.394500, 10.611944 | Café Sidi Bou Hdid no Google Maps
Coordenadas GPS: 36°23’40.2″N 10°36’43.0″E
Planeia a tua próxima viagem com as ferramentas que eu uso.
Encontra os melhores alojamentos para as tuas férias no Booking. É onde eu faço as minhas reservas.
Encontra os melhores preços para as tuas viagens com a SkyScanner. Utilizo sempre este portal de pesquisa.
Se precisas de transporte próprio, aluga um carro na Discover Cars. Trabalham com várias agências.
Faz um seguro de viagem na IATI Seguros. Usando este link tens desconto direto de 5%.